Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Acabe com as olheiras de uma vez por todas!

Acabe com as olheiras de uma vez por todas!

Talvez você nunca tenha ouvido o termo hiperpigmentação periorbital, mas saiba que se trata de um problema estético muito comum, as temidas olheiras! Elas são caracterizadas pela diferença no tom de pele das pálpebras em relação ao resto do rosto, círculos escurecidos arroxeados ou amarronzados e dão a face uma aparência cansada e abatida.

A pele ao redor dos olhos é mais fina, sensível e delicada, portanto mais propensa a sofrer com alterações na coloração, o que pode ser causado pelos mais diversos fatores. Algumas condições como herança genética, cansaço, envelhecimento, estresse físico ou emocional, falta de cuidados com a pele do rosto ou até mesmo alergias respiratórias podem favorecer o aparecimento das manchas.

O que as causa?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as principais causas são:

“deposição de pigmentos escuros produzidos pelos melanócitos – um tipo de célula da pele – nas células queratinosas existentes em torno dos olhos; pele fina demais, permitindo a visualização dos vasos capilares (vasinhos externos); e presença de vasos capilares tão exuberantes que sua coloração escura, que é dada pelo sangue, fica perceptível na pele.”

evitar olheiras

É possível evitar olheiras

Alguns cuidados e hábitos podem te ajudar a prevenir o problema e evitar com que elas piorem. Confira os principais:

  • Durma bem. Noites mal dormidas e a privação de sono talvez sejam as principais associações feitas ao surgimento de olheiras. Isso acontece pois a resposta funcional dos vasos capilares é prejudicada, e, como estão numa camada muito superficial, tornam a pele das pálpebras mais escuras que o normal;

  • Hidrate a pele da região com regularidade, usando cremes adequados;

  • Evitar o sol e proteger a pele da radiação solar para que não haja excesso de pigmentação; etc.

Tratamentos estéticos

Se as olheiras já te incomodam talvez seja a hora de investir em alguma medida. É possível melhorar significativamente ou até mesmo acabar com as olheiras com alguns tratamentos estéticos. Os mais indicados são a carboxiterapia, a luz pulsada e o peeling químico. Saiba mais sobre cada um deles:

Carboxiterapia

Esse tratamento consiste na aplicação, feita por um profissional qualificado, de gás carbônico nas pálpebras inferiores. Para isso, é utilizada uma seringa acoplada a um aparelho que regula a vazão do gás a partir de um cilíndro. O gás carbônico atua dilatando os vasos sanguíneos e estimulando a produção de colágeno e elastina na derme.

O procedimento não é dolorido, mas pode ser que haja algum desconforto no local devido à pressão do gás, o que varia de acordo com a sensibilidade da pessoa. Essa pressão pode ser controlada pela aplicadora caso o desconforto for muito grande.

Em 3 ou 4 sessões já é possível notar a melhora da pele e o resultado ideal é obtido com no mínimo 10, feitas em um intervalo de ao menos 72 horas entre cada uma.  

Pode ocorrer um leve inchaço nas pálpebras e o rompimento de pequenos vasinhos, porém esse efeitos tendem a desaparecer rapidamente e após o procedimento não é necessário seguir nenhuma restrição, sendo perfeitamente possível retomar as atividades do cotidiano.

A carboxiterapia na região também reduz as bolsas ao redor dos olhos, o que também ajuda a melhorar o aspecto das olheiras.

O procedimento só não é recomendado para grávidas, pessoas que possuem má circulação sanguínea, alguma alergia de pele ou dermatite, insuficiência cardíaca e diabéticos.  

Luz pulsada

A Luz Pulsada (ou LIP) é uma tecnologia semelhante ao laser, o que pode até gerar uma certa confusão.

Os disparos são feitos através de uma ponteira e atingem a pigmentação escura, causada pelo excesso de melanina, e a azulada ou arroxeada, causada pela hemoglobina. A intensidade é configurada de acordo com o tom de pele de cada paciente.

O número de sessões pode variar de acordo com o problema e o objetivo do paciente. Cada uma leva em média de 20 a 30 minutos. Assim como na carboxiterapia, o desconforto da luz pulsada depende da sensibilidade da pessoa.

A aplicação pode causar uma leve queimação e a pele pode ficar rosada ou avermelhada, mas essa aparência dura no máximo 1 dia. Em até 3 dias acontece uma leve descamação, que pode durar até uma semana e é normal. Após esse tempo a pele já está recuperada e já é possível notar a melhora.

No período de recuperação, deve-se usar protetor solar. Porém no primeiro dia é necessário esperar algumas horas para poder aplicar o produto, então é recomendado evitar se expor ao sol.

Grávidas ou mulheres que estejam amamentando, pessoas com sensibilidade a luz ou que fazem tratamentos imunossupressores não devem se submeter ao tratamento.

tratamento para olheiras

Peeling Químico

Assim como a luz pulsada, o procedimento de peeling químico também causa a descamação da camada superficial da pele, ocasionando a remoção de células mortas e a renovação.

São utilizados ácidos como o hialurônico, glicólico ou retinóico, que estimulam a produção de colágeno e, consequentemente, a melhora na aparência da derme.

As sessões não são doloridas, mas podem ocasionar uma leve irritação por causa da descamação. Em até uma semana a pele já está recuperada. A recomendação do protetor solar é a mesma dada para o tratamento de luz pulsada: não utilizar no primeiro dia, portanto evitar a exposição ao sol.

O procedimento não deve ser realizado por grávidas e lactantes.

IMPORTANTE: Todos esses procedimentos requerem que seja feita uma avaliação dermatológica previamente ao início das sessões. Apenas um médico saberá informar se o tratamento é de fato o mais indicado e se será necessário algum cuidado específico. Agende a sua avaliação gratuita na unidade da ClinEscultural mais próxima e acabe com as olheiras!

Gostou do conteúdo? Conta pra gente nos comentários! Acompanhe o nosso blog, nossas redes sociais e assine a nossa newsletter para não perder nenhuma dica sobre beleza e saúde. Até a próxima!

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita