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Alimentação saudável: 5 dicas para melhorar seus hábitos alimentares

Alimentação saudável: 5 dicas para melhorar seus hábitos alimentares

Ter uma alimentação saudável é muito mais que comer mais legumes e frutas. Se alimentar bem envolve escolher os alimentos certos baseados na necessidade do seu organismo. Como nenhum corpo é igual ao outro, é certo que a melhor tipo de alimentação para você pode não ser o mesmo da sua amiga. Por isso o ideal é procurar um profissional nutricionista que irá montar o melhor cardápio para você baseado em todos os dados que ele irá coletar. Mas é claro que algumas mudanças de hábito podem ser feitas sem muitas dificuldades. Neste post trazemos 5 dicas para você mudar a sua rotina e começar a se alimentar de forma mais saudável hoje mesmo.

1. Evite o excesso de açúcar

O açúcar é o maior vilão da alimentação saudável. Segundo pesquisa do IBGE, 61% da população brasileira ultrapassa o limite diário recomendado de ingestão de açúcar. Isso porque existe um alto consumo de alimentos industrializados, como refrigerantes, sucos e biscoitos. Basta se atentar aos rótulos e perceber que ele pode ter diferentes nomes: xarope de milho, dextrose, frutose, néctares, sacarose. O açúcar, além de não conter nenhum tipo de vitaminas ou minerais,  é uma substância altamente viciante. Quem nunca sentiu aquela vontade louca de comer um docinho depois do almoço? Quando ingerimos açúcares, um hormônio chamado dopamina é liberado no cérebro causando sensação de prazer. Seu consumo regular leva o organismo a sempre “buscar” essa atividade, e por isso pode se tornar um padrão sem que percebamos.  

O maior mal causado pelo consumo excessivo de açúcar é a resistência à insulina. A função dessa substância é conduzir glicose do sangue para as células. Quando o organismo se torna resistente aos efeitos da insulina ele passa a secretar ainda mais para reverter evitar o intoxicamento por excesso de glicose no sangue. Por isso diabéticos precisam controlar o índice glicêmico.  Além disso, a insulina também é responsável por controlar o armazenamento de gordura. Com a alta produção da substância, as células pancreáticas eventualmente se danificam e param de produzir insulina suficiente. Uma dica para diminuir o consumo de açúcar é substituir o hábito de comer doce por outro que também libere hormônios do prazer, como praticar exercícios físicos. Você também pode substituir o açúcar dos alimentos por stevia ou canela.

2. Aprecie sua comida

Se você tem uma rotina agitada provavelmente faz suas refeições pensando na próxima atividade do dia e somente se alimenta por necessidade. Pode não parecer, mas esse hábito é prejudicial a sua saúde, mesmo que seu prato seja cheio de nutrientes. Quando você reserva um momento para sua refeição consegue apreciar melhor os alimentos com todos os sentidos. Isso contribui para que a mastigação seja mais lenta e o organismo esteja preparado para absorver devidamente todos os nutrientes.

Evite também optar por alimentos industrializados. Uma dica é preparar as refeições com antecedência ou utilizar métodos para conservação durante a semana, por exemplo:

  • Frutas e verduras:  Alguns alimentos duram mais quando embalados em sacos plásticos, como a cenoura, o chuchu, a  beterraba e o pepino.
  • Embale cada unidade individualmente para armazenar na geladeira. Congele as carnes em porções individuais para facilitar o preparo mais rápido.
  • Utilize forminhas de gelo para congelar ervas frescas em azeite de oliva.Assim você poderá temperar saladas individuais rapidamente.
  • Deixe o arroz pré-cozido em porções pequenas para que ele esteja sempre fresco nas refeições e que o cozimento seja mais rápido.

3. Não pule refeições

Ao pular refeições e acumular a fome a única tendência é comer mais que o necessário, ou comer pouco por obrigação e continuar sentindo fome. Esse tipo de atitude, além de gerar um estresse desnecessário no organismo, pode levar a ao consumo de alimentos pouco saudáveis e em horários prejudiciais. Muitos casos de obesidade estão relacionados ao hábito de comer compulsivamente a noite. Sendo isso uma consequência dos maus hábitos durante o dia a melhor solução é regular a rotina de alimentação.

A primeira dica para ter uma rotina mais saudável é fazer no mínimo 3 refeições significativas, ricas em nutrientes, principalmente em fibras e proteínas, que darão mais saciedade e evitarão que você sinta fome rapidamente. Nos intervalos, tenha sempre um lanche leve em mãos, uma fruta ou cereais e castanhas. Pode parecer difícil para quem tem uma rotina muito agitada, mas tudo é questão de planejamento, veja nossa próxima dica.

4. Planeje suas refeições com antecedência

Claro que não tem necessidade de criar uma agenda detalhada para organizar a alimentação, mas ter um planejamento para as refeições pode te ajudar a manter o controle da sua rotina. Por exemplo, defina um horário para suas 3 refeições principais e prepare os alimentos para os 5 dias da semana. Assim você não irá precisar se preocupar com o tempo de preparo da refeição. Manter uma rotina ajuda o organismo a criar um ritmo regulando a absorção dos nutrientes e a produção de hormônios.  

5. Beba bastante líquido

Essa dica é universal para quem quer manter hábitos saudáveis. Um corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo. Uma alimentação equilibrada aliada ao consumo regular de líquidos garante o aproveitamento total dos benefícios que a reeducação alimentar irá proporcionar. Mas atenção! Cuidado com os sucos industrializados e refrigerantes, eles possuem altos níveis e sódio e açúcar que podem gerar o efeito contrário e prejudicar a sua saúde.

Seguindo essas dicas simples você dará o primeiro passo para melhorar seus hábitos alimentares. Não é necessário nenhuma dieta maluca para ser saudável e emagrecer. Basta ter vontade de mudar. E não deixe de procurar um profissional se você quer resultados ainda melhores. Na Clin você encontra médicos e nutricionistas para te ajudar a alcançar seus objetivos de forma saudável e sem falsos atalhos. Caso queira conhecer melhor nossos serviços, agende uma avaliação gratuita em uma de nossas unidades! É totalmente gratuita e feita por um profissional da área.

 

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