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Alimentos bons para a pele e quais é melhor evitar

Alimentos bons para a pele e quais é melhor evitar

Segundo o site Dermatologia.Net, a pele é um órgão vital, o maior do corpo humano e é responsável por várias funções, tais quais: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e possui funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tato).

Além disso, a pele também é uma grande preocupação estética. Flacidez, celulite, estrias, manchas, acne, envelhecimento, etc. São muitos os problemas de pele pelos quais as pessoas buscam tratamentos e cremes para tentar combater. Eles podem ter resultados muito bons, mas é necessário cuidar de dentro para fora e ingerir os nutrientes adequados para a manutenção da saúde e boa aparência da cútis. E isso é feito através da alimentação

Esses alimentos não são bons apenas para a pele, mas para todo o organismo, e a consequência disso é que todo o corpo acaba refletindo a saúde e o bom funcionamento. Listamos aqui alguns alimentos que são bons para a pele e outros que é melhor evitar ou consumir em menor quantidade. Vamos conferir!

O que devo evitar?

alimentos evitar

Álcool

A ingestão de bebidas alcoólicas em excesso é extremamente prejudicial à pele. Isso porque o acúmulo de álcool no organismo sobrecarrega o fígado, órgão que metaboliza o que ingerimos, ou seja, filtra o que é bom ou ruim. A metabolização de uma molécula de álcool requer 9 moléculas de água. O resultado é uma pele desidratada, sem brilho e sem viço e inchada devido à retenção de líquido.

O excesso de álcool também favorece desregulações hormonais que podem causar acne.

Frituras, carboidratos refinados e alimentos processados/industrializados

O óleo usado para fritar alimentos acaba deixando a pele mais oleosa, o que aumenta a propensão à acne. Além disso, a gordura trans e gordura saturada presente nas frituras contribuem para o ganho de peso e o surgimento da temida celulite. Prefira alimentos grelhados.

Já os alimentos processados e industrializados contém muito sódio, que contribui para a perda de líquido, muito fosfato, substância que acelera o envelhecimento da pele e nitratos, que por sua vez favorecem processos inflamatórios nas células e o envelhecimento precoce.

Os carboidratos refinados, presentes em pães brancos e no arroz, por exemplo, são substâncias digeridas muito rapidamente, liberando moléculas de açúcar no sangue. Esse processo aumenta a possibilidade de acne.

Em quais alimentos e nutrientes devo investir?

alimentos e nutrientes

Alimentos com betacarotenos

A cenoura é um ótimo alimento para ser consumido por quem deseja ter uma pele bonita e manter o bronzeado por mais tempo. Isso se deve à substância betacaroteno. Ele age como uma espécie de refletor dos raios solares e participa da produção de melanina quando é convertido em vitamina A, pigmento responsável por dar cor à pele. O ideal é consumir alimentos com betacaroteno pelo menos 20 dias antes do banho de sol para que consiga alcançar a epiderme.

Outros alimentos ricos em betacaroteno são frutas e legumes alaranjados como abóbora, brócolis, couve-manteiga, milho, tomate, espinafre, abacate, melão, etc.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como amora, ameixa, açaí, mirtilo, morango, framboesa, cranberry, goji berry, etc. são ricas em antioxidantes. Essas substâncias contribuem no combate ao envelhecimento precoce, evitando rugas e flacidez.

Essas frutinhas têm outros benefícios, são ótimas fontes de líquido, ferro, cálcio, fibras e várias vitaminas além de serem pouco calóricas.

Vinho tinto

Quem quer cuidar da pele não precisa cortar de vez todo o consumo de álcool. O consumo moderado não é prejudicial e ainda tem uma boa notícia. A ingestão de vinho tinto em quantidade equilibrada pode favorecer a sua pele!

Isso se deve ao fato da bebida conter uma substância chamada resveratol, capaz de retardar o envelhecimento e combater radicais livres que afetam a aparência da nossa pele.

Alimentos que estimulam a produção de colágeno

O colágeno já é nosso velho conhecido aqui no blog. Inclusive vários tratamentos disponíveis na ClinEscultural são feitos para estimular a produção dessa substância, como por exemplo o microagulhamento, a carboxiterapia e o peeling químico. Também existe uma série de comprimidos e suplementos que prometem repor a substância no organismo.

Mas por que o colágeno é tão desejado assim? Ele é a proteína mais abundante no corpo humano, feito da junção dos aminoácidos glicina, prolina, arginina e hidroxiprolina. Junto a elastina, ele confere firmeza e a renovação das células da pele. No entanto a tendência é que ele vá sendo perdido com o passar dos anos e que sua produção seja diminuída. Por isso é tão bom ingerir alimentos que contenham colágeno ou outras substâncias que estimulam ou ajudam a preservá-lo no organismo.

O colágeno é encontrado em carnes. Dê preferência às carnes mais magras, que possuem menos gordura, como aves e peixes. Ovos e leite também são alimentos riquíssimos na substância. A gelatina também é uma ótima opção, já que ela é feita a basicamente de proteínas que ajudam na síntese e renovação da substância.

Mas não pense que pessoas veganas e vegetarianas são prejudicadas. Muitos outros alimentos são ótimas fontes de colágeno. Se você segue alguma dessas dietas, inclua na sua alimentação feijão, quinua, soja, laranja, abacaxi, etc. Todos eles contêm vitaminas ou proteínas que ajudam na absorção e na produção desse nutriente.

Viu como é possível garantir o melhor para sua pele a partir da alimentação? Esperamos que este post te ajude a começar a adotar em sua dieta uma série de alimentos bons para a pele e para todo o corpo. Compartilhe este conteúdo com algum amigo ou amiga que pode estar precisando dessas dicas.

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