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12 alimentos que vão dar mais energia para seu corpo!

12 alimentos que vão dar mais energia para seu corpo!

 

Você já se sentiu sem energia sem nenhum motivo aparente? Têm se sentindo cansado e sem ânimo? A solução para esse problema pode estar na sua alimentação!

Existem muitos fatores que afetam nossa disposição: as horas de sono, a prática de atividades físicas, o consumo de água e os hormônios, estão entre os principais.

Mesmo tomando todos esses cuidados, as altas temperaturas, a rotina agitada e o excesso de informações que absorvemos diariamente, podem deixar nossa energia lá embaixo. Nesse momento podemos encontrar uma grande aliada: a alimentação!

A digestão e a saúde do intestino estão diretamente ligadas ao nível de energia do nosso corpo. Por isso, não basta procurar alimentos calóricos e com potencial “energético”, eles têm que favorecer o bom funcionamento do organismo! Separamos uma lista com 12 itens para ter sempre em mente e incorporar na sua dieta hoje mesmo:

1. Açaí

O açaí é uma fruta rica em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras boas. Sua composição faz com que ela seja uma excelente fonte de reposição de energia para o nosso organismo.

É uma fruta bastante calórica e seu consumo pode ser realizado após atividades físicas ou em substituição a uma refeição intermediária.

Para usufruir dos seus benefícios, dê preferência às versões sem xarope e acréscimos como leite em pó, chocolate e doces em geral.

2. Água de Coco

A água de coco é incrível para a nossa saúde! A bebida tem poucas calorias, baixo teor de sódio e é rica em potássio.

Os eletrólitos da água de coco auxiliam na redução de cansaço e estresse. Os benefícios não param por aí: além de hidratar, a bebida combate a ressaca, melhora o funcionamento dos rins e da digestão e ajuda a controlar a pressão.

Dê preferência à água de coco natural, livre de conservantes e aromatizantes sintéticos.

3. Banana

A banana é um dos alimentos mais populares e versáteis do Brasil! Rica em potássio, fósforo e magnésio, a fruta é perfeita no quesito reposição de energias!

Pode ser consumida in natura ou em vitaminas, sucos e bolos.

A banana também é uma mão na roda quando o assunto é tapear aquela vontade de comer um docinho.

Nesse post nós ensinamos como fazer um sorvete de banana delicioso e nutritivo!

Lembre-se sempre de aliar o consumo de frutas com sementes, oleaginosas ou outras fontes de proteínas! Elas ajudam a controlar a pressão arterial e evitar picos de glicemia.

4. Maca Peruana

A Maca Peruana é um tubérculo rico em proteínas, cálcio, ômega 3 e 9, ferro, ácidos graxos, fibras, vitaminas, magnésio, zinco, entre outros. A lista de nutrientes é extensa!

Isso faz com que esse vegetal possua inúmeros benefícios: é um emagrecedor natural, melhora a libido, estimula o cérebro e aumenta energia.

Como consumir? A Maca não deve ser consumida crua, ou pode ser tóxica para o organismo. O ideal é deixá-la cozinhando e depois bater no liquidificador. No mercado você já encontra a o produto pronto para o consumo, em cápsulas ou em pó.

Você pode incluir na sua alimentação através de sucos, shakes, vitaminas, sopas e outros. Sempre respeitando as doses recomendadas pelo fabricante e indicadas na embalagem. As frutas cítricas potencializam seu efeito!

5. Chá-verde

O chá-verde é uma bebida rica em antioxidantes, que auxilia a proteger o organismo, retarda o envelhecimento celular, combate o colesterol e previne doenças do coração.

Por possuir cafeína, a bebida ainda ajuda a aumentar a energia e a concentração.

6. Oleaginosas

As oleaginosas são uma das principais fontes de Ômega 3.

Gostosas e práticas, as oleaginosas são antioxidantes, fontes de selênio, vitamina E, potássio e magnésio.. Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim e possuem gorduras do bem!

Castanhas, amêndoas, amendoins, nozes... Tem opção para todos os gostos.

7. Mel

O mel é um produto natural que além de funcionar como adoçante, oferece inúmeros benefícios para a saúde. Possui ação antioxidante, auxilia no equilíbrio da flora intestinal e é rico em potássio, fósforo, ferro, manganês e muitos outros nutrientes!

Auxilia na melhora de problemas respiratórios, é bom para o intestino, ajuda a relaxar e ainda pode ser utilizado na pele!

Por dia, a dose recomendada é de até 1 colher de sopa. (25 gramas)

8. Aveia

A aveia é um cereal rico em fibras, promove a saciedade, mantém o intestino em ordem, contribui para a manutenção da flora intestinal, previne doenças crônicas e aumenta a sensação de bem-estar.

A aveia é comercializada em forma de flocos, farinhas e farelos. Pode ser consumida em sucos, vitaminas e frutas ou utilizada em receitas mais elaboradas como pães, biscoitos e bolos.

9. Chocolate amargo/Cacau

O chocolate amargo não poderia faltar nessa lista já que um dos seus principais benefícios é exatamente fornecer energia para o organismo. Para valer a pena, é preciso ter uma porcentagem de cacau acima de 70%.

Mas não é só isso, o alimento mais queridos do mundo melhora o metabolismo, diminui o apetite, aumenta sensação de bem-estar, é rico em antioxidantes, estabiliza os níveis de glicose, controla a pressão, melhora os níveis de colesterol, protege o coração.

A porção diária recomendada é de 25 a 30 gramas por dia. Com essa quantidade já dá para usufruir das vantagens do alimento sem peso na consciência.  

10. Alho

Muito se engana quem acha que o alho é um simples tempero! Ele vem sendo usado há séculos como um alimento medicinal, sendo muito indicado para distúrbios respiratórios e intestinais.

Possui mais de 100 compostos ativos, é fonte de fibras e proteínas. O alimento estimula o ganho de massa, acelera o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, protege o coração e possui forte ação desintoxicante.

Ele pode ser utilizado de forma tradicional no preparo de alimentos. Em caso de gripes e resfriados, pode ter seu efeito potencializado se consumido através de chás.

Chá de alho e limão é excelente para o sistema imunológico!

11. Folhas verde-escuras

As folhas verde-escuras são recheadas de fibras e minerais importantes como o ferro, vitaminas e contribuem para o funcionamento do intestino.

Além de utilizá-la nas refeições principais, você pode fazer suco verde, sopas e molhos!

12. Gengibre

O gengibre é um alimento termogênico, que acelera o metabolismo e contribui para o emagrecimento.

Anti-inflamatório, ajuda na digestão, alivia náuseas, previne gripes e resfriados e é analgésico.

As suas propriedades agem no sistema nervoso, favorecendo o aumento da disposição.

Estudos sugerem que o consumo deve ser limitado a 4g por dia para que o aumento do metabolismo não ultrapasse os limites saudáveis.

 

E você? Quais dicas para aumentar a energia você possui? Conte para nós, deixe um comentário!

 

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