
Você já se sentiu sem energia sem nenhum motivo aparente? Têm se sentindo cansado e sem ânimo? A solução para esse problema pode estar na sua alimentação!
Existem muitos fatores que afetam nossa disposição: as horas de sono, a prática de atividades físicas, o consumo de água e os hormônios, estão entre os principais.
Mesmo tomando todos esses cuidados, as altas temperaturas, a rotina agitada e o excesso de informações que absorvemos diariamente, podem deixar nossa energia lá embaixo. Nesse momento podemos encontrar uma grande aliada: a alimentação!
A digestão e a saúde do intestino estão diretamente ligadas ao nível de energia do nosso corpo. Por isso, não basta procurar alimentos calóricos e com potencial “energético”, eles têm que favorecer o bom funcionamento do organismo! Separamos uma lista com 12 itens para ter sempre em mente e incorporar na sua dieta hoje mesmo:
1. Açaí
O açaí é uma fruta rica em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e gorduras boas. Sua composição faz com que ela seja uma excelente fonte de reposição de energia para o nosso organismo.
É uma fruta bastante calórica e seu consumo pode ser realizado após atividades físicas ou em substituição a uma refeição intermediária.
Para usufruir dos seus benefícios, dê preferência às versões sem xarope e acréscimos como leite em pó, chocolate e doces em geral.
2. Água de Coco
A água de coco é incrível para a nossa saúde! A bebida tem poucas calorias, baixo teor de sódio e é rica em potássio.
Os eletrólitos da água de coco auxiliam na redução de cansaço e estresse. Os benefícios não param por aí: além de hidratar, a bebida combate a ressaca, melhora o funcionamento dos rins e da digestão e ajuda a controlar a pressão.
Dê preferência à água de coco natural, livre de conservantes e aromatizantes sintéticos.
3. Banana
A banana é um dos alimentos mais populares e versáteis do Brasil! Rica em potássio, fósforo e magnésio, a fruta é perfeita no quesito reposição de energias!
Pode ser consumida in natura ou em vitaminas, sucos e bolos.
A banana também é uma mão na roda quando o assunto é tapear aquela vontade de comer um docinho.
Nesse post nós ensinamos como fazer um sorvete de banana delicioso e nutritivo!
Lembre-se sempre de aliar o consumo de frutas com sementes, oleaginosas ou outras fontes de proteínas! Elas ajudam a controlar a pressão arterial e evitar picos de glicemia.
4. Maca Peruana
A Maca Peruana é um tubérculo rico em proteínas, cálcio, ômega 3 e 9, ferro, ácidos graxos, fibras, vitaminas, magnésio, zinco, entre outros. A lista de nutrientes é extensa!
Isso faz com que esse vegetal possua inúmeros benefícios: é um emagrecedor natural, melhora a libido, estimula o cérebro e aumenta energia.
Como consumir? A Maca não deve ser consumida crua, ou pode ser tóxica para o organismo. O ideal é deixá-la cozinhando e depois bater no liquidificador. No mercado você já encontra a o produto pronto para o consumo, em cápsulas ou em pó.
Você pode incluir na sua alimentação através de sucos, shakes, vitaminas, sopas e outros. Sempre respeitando as doses recomendadas pelo fabricante e indicadas na embalagem. As frutas cítricas potencializam seu efeito!
5. Chá-verde
O chá-verde é uma bebida rica em antioxidantes, que auxilia a proteger o organismo, retarda o envelhecimento celular, combate o colesterol e previne doenças do coração.
Por possuir cafeína, a bebida ainda ajuda a aumentar a energia e a concentração.
6. Oleaginosas
As oleaginosas são uma das principais fontes de Ômega 3.
Gostosas e práticas, as oleaginosas são antioxidantes, fontes de selênio, vitamina E, potássio e magnésio.. Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim e possuem gorduras do bem!
Castanhas, amêndoas, amendoins, nozes... Tem opção para todos os gostos.
7. Mel
O mel é um produto natural que além de funcionar como adoçante, oferece inúmeros benefícios para a saúde. Possui ação antioxidante, auxilia no equilíbrio da flora intestinal e é rico em potássio, fósforo, ferro, manganês e muitos outros nutrientes!
Auxilia na melhora de problemas respiratórios, é bom para o intestino, ajuda a relaxar e ainda pode ser utilizado na pele!
Por dia, a dose recomendada é de até 1 colher de sopa. (25 gramas)
8. Aveia
A aveia é um cereal rico em fibras, promove a saciedade, mantém o intestino em ordem, contribui para a manutenção da flora intestinal, previne doenças crônicas e aumenta a sensação de bem-estar.
A aveia é comercializada em forma de flocos, farinhas e farelos. Pode ser consumida em sucos, vitaminas e frutas ou utilizada em receitas mais elaboradas como pães, biscoitos e bolos.
9. Chocolate amargo/Cacau
O chocolate amargo não poderia faltar nessa lista já que um dos seus principais benefícios é exatamente fornecer energia para o organismo. Para valer a pena, é preciso ter uma porcentagem de cacau acima de 70%.
Mas não é só isso, o alimento mais queridos do mundo melhora o metabolismo, diminui o apetite, aumenta sensação de bem-estar, é rico em antioxidantes, estabiliza os níveis de glicose, controla a pressão, melhora os níveis de colesterol, protege o coração.
A porção diária recomendada é de 25 a 30 gramas por dia. Com essa quantidade já dá para usufruir das vantagens do alimento sem peso na consciência.
10. Alho
Muito se engana quem acha que o alho é um simples tempero! Ele vem sendo usado há séculos como um alimento medicinal, sendo muito indicado para distúrbios respiratórios e intestinais.
Possui mais de 100 compostos ativos, é fonte de fibras e proteínas. O alimento estimula o ganho de massa, acelera o metabolismo, fortalece o sistema imunológico, protege o coração e possui forte ação desintoxicante.
Ele pode ser utilizado de forma tradicional no preparo de alimentos. Em caso de gripes e resfriados, pode ter seu efeito potencializado se consumido através de chás.
Chá de alho e limão é excelente para o sistema imunológico!
11. Folhas verde-escuras
As folhas verde-escuras são recheadas de fibras e minerais importantes como o ferro, vitaminas e contribuem para o funcionamento do intestino.
Além de utilizá-la nas refeições principais, você pode fazer suco verde, sopas e molhos!
12. Gengibre
O gengibre é um alimento termogênico, que acelera o metabolismo e contribui para o emagrecimento.
Anti-inflamatório, ajuda na digestão, alivia náuseas, previne gripes e resfriados e é analgésico.
As suas propriedades agem no sistema nervoso, favorecendo o aumento da disposição.
Estudos sugerem que o consumo deve ser limitado a 4g por dia para que o aumento do metabolismo não ultrapasse os limites saudáveis.
E você? Quais dicas para aumentar a energia você possui? Conte para nós, deixe um comentário!
Deixe seu Comentário