Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Benefícios da vitamina C para o rosto

Benefícios da vitamina C para o rosto

Muito utilizada na prevenção de gripes e resfriados, a vitamina C é ótima para dar aquela fortalecida na imunidade. Ela é um ativo antioxidante, combate os radicais livres, agentes prejudiciais às células saudáveis do corpo.

Mas você já pensou em fazer uso da vitamina C para o rosto? Saiba que essa substância é benéfica para todo o nosso organismo, mas para a pele ela se torna uma fortíssima aliada.

Quem deseja uma pele do rosto sempre lisinha, deve seriamente considerar fazer o uso dessa vitamina em sua rotina, tanto com dermocosméticos, quanto através de tratamentos estéticos e, é claro, ingerido-a na alimentação. Entenda melhor!

Benefícios da vitamina C para o rosto

Já falamos aqui no nosso blog várias vezes sobre a importância do colágeno. Ele é uma das substâncias constituintes da pele, responsável por manter a firmeza e a sustentação. Rugas e linhas de expressão começam a surgir devido a sua perda, o que geralmente começa a acontecer a partir dos 25 anos e se acentua com o avanço da idade.

Mas você deve estar se perguntando agora: o que isso tem a ver com a vitamina C? Nós te respondemos: absolutamente TUDO! A vitamina é capaz de estimular a produção de colágeno e elastina pela derme, agindo dessa forma como um super potente anti idade.

Além disso, ela age como antioxidante, como dissemos mais acima, o que ajuda a combater e evitar os danos causados pela exposição solar, como o fotoenvelhecimento e o câncer de pele.

Ela também é muito útil para o clareamento de manchas, ajudando a conseguir um tom mais uniforme. Ela atua nos melanócitos, células que armazenam a melanina e inibe a produção de uma enzima que cria a pigmentação, a tirosinase.

Vitamina C na alimentação

A vitamina C é essencial para o bom funcionamento do organismo e não adianta nada investir em produtos ou tratamentos a base da substância se você não está recebendo-a da maneira convencional de dentro para fora, ou seja através da alimentação.

Segundo especialistas, o ideal é que seja consumido diariamente entre 70 e 100 mg por adultos, podendo variar conforme o sexo e a faixa etária. Como não somos capaz de sintetizá-la, ou seja, nosso organismo não a produz, é importante consumir todos os dias. Sorte a nossa que a vitamina é facilmente encontrada em uma variedade muito grande alimentos.

As frutas são as principais fontes de vitamina C, as cítricas em especial (limão, laranja, acerola, tangerina, kiwi, etc). Outras frutas ricas na substância são abacaxi, goiaba, morango e outras frutas vermelhas, etc.

Quer garantir ainda mais da vitamina em sua alimentação? Monte seu prato com boas saladas que contenham agrião, couve, aspargos, rúcula, repolho, brócolis e muitas outras verduras e legumes.

Em alguns casos é possível complementar a ingestão da vitamina com suplementos em forma de cápsulas ou comprimidos. Mas para isso é sempre bom consultar um médico ou nutricionista para saber se essa suplementação é realmente necessária.

Tratamentos estéticos com vitamina C

A forma mais comum de utilizar a substância na rotina de cuidados com a pele é através de dermocosméticos feitos a base do ácido ascórbico, a vitamina C em sua forma mais pura, como cremes, séruns, mousses, etc. Aplique o produto sempre após lavar o rosto com um sabonete adequado ao tipo de pele (seca, oleosa, mista, acnéica, normal, etc).

A frequência ideal do uso geralmente é indicado pelo fabricante e pode variar conforme a necessidade de cada pessoa.

Ainda é possível potencializar a absorção da vitamina C presente em dermocosméticos através do tratamento de microagulhamento. Nele, o profissional responsável desliza um aparelho chamado DermaRoller sobre a pele. Esse equipamento possui microagulhas que perfuram a cútis. Essas microlesões potencializam a absorção da vitamica C. Saiba todos os detalhes sobre o microagulhamento aqui neste post sobre o assunto.

Cuidados necessários

Ao contrário de outros ácidos mais abrasivos utilizados em tratamentos estéticos, o ácido ascórbico não gera descamações e irritações na pele. O que é recomendado é que se use filtro solar logo após a aplicação do produto caso ele seja usado na parte do dia.

O único risco é para pessoas alérgicas ou hipersensíveis ao ativo, por isso é importante o acompanhamento dermatológico.

Este foi o nosso post de hoje sobre os benefícios da vitamina C para o rosto. O que achou? Se ainda estiver com alguma dúvida, é só perguntar nos comentários que vamos ficar muito felizes de te ajudar. Você também pode deixar alguma sugestão de tema que queira ver por aqui.

E para saber como você pode deixar sua pele ainda mais bonita com tratamentos estéticos, agende uma avaliação gratuita na unidade ClinEscultural mais próxima de você. Até a próxima!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita