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Como aliviar a TPM? Dicas para se sentir melhor

Como aliviar a TPM? Dicas para se sentir melhor

Esse é um problema que afeta mais de 70% das mulheres brasileiras em idade reprodutiva, segundo o Ministério da Saúde. Os sintomas da TPM podem chegar a  prejudicar a qualidade de vida feminina.

É uma condição hormonal, mas alguns sintomas podem estreitamente associados à hábitos de vida. Mudanças simples na rotina podem fazer toda a diferença. Descubra como é possível aliviar a TPM com as nossas dicas e torne o período mais tranquilo.

Entenda melhor o que é a TPM

A Tensão Pré Menstrual, conhecida como TPM, nada mais é que o fenômeno de alteração hormonal que afeta as mulheres nesse período que antecede a chegada da menstruação.

Ocorre um desequilíbrio nos níveis de estrógeno e de progesterona e também há uma produção em excesso do hormônio prolactina. O normal é que todos os sintomas desapareçam com a chegada da menstruação. Se isso não acontecer, provavelmente não se trata de TPM.

Nossa principal dica é: todas as mulheres após menstruarem pela primeira vez, devem se consultar com um ginecologista. Se sentir que sua TPM está fora do normal, converse com seu médico para juntos chegarem em um tratamento adequado.

É importante ter esse cuidado e conhecer bem seu corpo e seu ciclo menstrual, assim como os sinais que ele dá de que a menstruação está chegando e se eles estão vindo de forma mais intensa que o normal. Vamos saber quais são eles!

Principais sintomas da TPM

Um dos sintomas mais conhecidos são as alterações de humor, marcadas pela irritação, sensibilidade e várias outras emoções. Muitas mulheres experienciam durante o período momentos de maior ansiedade, irritabilidade e mau humor, se estressando com mais facilidade, e/ou apresentando maior sensibilidade emocional, ficando mais suscetíveis ao choro e a tristeza.  

As cólicas são, sem nenhuma dúvida, um dos piores sintomas pré-menstruais. As dores abdominais chegam a incomodar a ponto de algumas mulheres precisarem ser medicadas com anti inflamatórios e precisam se afastar de suas atividades cotidianas.

Outro sinal da tensão, atingindo cerca de 92% das mulheres é o inchaço causado pela retenção de líquido. Esse inchaço pode levar a um aumento de peso e de medidas, além de vir acompanhado de dores no corpo.

Outro sintoma pré menstrual é a dor de cabeça ou enxaqueca, causada pela baixa do estrogênio que provoca a vasodilatação. Por isso é tão comum mulheres se queixarem dias antes do início do fluxo.

Vamos conferir agora outras dicas para aliviar os sintomas da TPM!

O que pode ajudar

Ficar de olho na alimentação

A TPM, assim como praticamente tudo na nossa vida, é influenciada pela alimentação. Tanto seu alívio quanto a piora podem ser causados pelo que você consome e deixa de consumir, não apenas no período, mas no mês inteiro.

O alto consumo de sódio, por exemplo, tende a piorar a retenção de líquido. Por outro lado, experimente tomar chá de camomila para ajudar a aliviar as alterações de humor.

Na TPM também há queda das taxas de vitamina b6, nutriente envolvido na produção de serotonina, que age no humor e no sono. Para repor o nutriente, consuma grãos integrais, peixes, lentilha, carnes, banana, etc.

Outro nutriente que deve ser buscado por quem deseja aliviar a TPM é o magnésio, presente em abundância no tomate, arroz integral, feijão, etc,

No geral, prefira alimentos mais leves, consuma muitas frutas e fique longe da cafeína, do sal, de pratos muito gordurosos, de doces e do álcool.

Prática de atividades físicas

A prática de exercícios físicos se mostra bastante eficaz no alívio da TPM. Isso porque as atividades liberam endorfina no organismo, hormônio ligado ao prazer. A prática deve ser um hábito regular, mas é possível sim realizar alguns exercícios durante o período menstrual. Isso, é claro, se a mulher se sentir disposta para isso.

Durante a TPM é melhor é realizar atividade mais leves. No caso da musculação e pilates, por exemplo, modalidades com peso, é melhor reduzir a intensidade das cargas.

Modalidades como a caminhada, natação, hidroginástica, yoga, etc., são bastante indicadas.

Movimentar o corpo é importante, mas como dissemos, apenas se a mulher se sentir disposta. Em muitos casos o repouso é o mais indicado. Não se sinta culpada e dê esse tempo a você mesma!

Drenagem linfática

Já falamos aqui no blog diversas vezes sobre como a drenagem linfática é benéfica. Ela é uma técnica de massagem bastante procurada pois é capaz de estimular o sistema linfático.

A drenagem linfática pode trazer inúmeras vantagens para mulheres que sofrem com os incômodos da TPM.

A massagista realiza movimentos leves e contínuos na direção dos vasos linfáticos, isso faz com que as toxinas acumuladas entre as células, que causam a retenção de líquido, isso ajuda a reduzir o inchaço e o incômodo.

Os movimentos da drenagem linfática são suaves e aconchegantes, o que faz com que a massagem seja boa não apenas para eliminar o inchaço, mas também para o humor, já que é se torna um momento de relaxamento e descanso, quase um carinho.

Agende uma avaliação gratuita na unidade ClinEscultural mais próxima de você para saber se você pode realizar a drenagem.

Este foi o nosso post sobre como aliviar a TPM. Achou as nossas dicas úteis? Deixe um comentário e compartilhe com alguém que sofre com o problema e ajude uma mulher a se sentir melhor durante o período. Sugira também assuntos que você quer ler sobre aqui no blog. Vamos adorar te ajudar!

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