
Um problema muito comum entre mulheres de várias faixas etárias é o escurecimento da pele em algumas partes do corpo. Com a chegada do verão, época de usar biquínis, maiôs, blusas tomara que caia e sem alça, a procura sobre como clarear virilhas e axilas sobe muito, já que esse problema costuma causar muito desconforto.
Essas áreas, por ficarem mais cobertas e escondidas na maior parte do tempo, não costumam receber tanta atenção como a pele do rosto ou as pernas, por exemplo. É muito provável que você possua até mais de um produto para as outras regiões e uma rotina de cuidados. No entanto, a maioria das mulheres só começa a se preocupar quando os danos como o escurecimento quando eles já são visíveis e passam a incomodar esteticamente.
Além de virilha e axila, outras áreas do corpo também tem uma maior tendência ao escurecimento. Pescoço, joelhos, cotovelos, colo, etc. São diversos os fatores que causam esse tipo de mancha. Os mais comuns são:
-
Alterações hormonais;
-
Atrito;
-
Obesidade
-
Calor;
-
Gravidez;
-
Contato com determinados produtos ou substâncias;
-
Proliferação de bactérias, etc.
No caso da virilha e axilas o que mais costuma causar o problema é o atrito. A depilação com lâmina, por exemplo, agride bastante essa pele, que é mais fina e frágil, e portanto mais sensível. Depois do procedimento a pele sofre um processo de hiperpigmentação, produzindo mais melanina. Esse tipo de mancha tende a piorar se a pele for exposta ao sol ou se não for hidratada depois da depilação.
Como evitar
Hidratação e esfoliação
Esses são dois cuidados que nunca devem deixar de serem tomados por quem deseja uma pele sempre lisinha e saudável.
A hidratação deve ser feita todos os dias e sempre com a pele bem limpa e seca para evitar a proliferação de bactérias. Após o banho é o momento ideal para a aplicação de cremes e loções hidratantes.
Para as axilas o mercado já oferece alguns desodorantes e antitranspirantes que possuem componentes hidratantes em suas fórmulas. Sempre que for possível opte por esse tipo de produto e evite os que contenham álcool, pois ele resseca a pele.
Já a esfoliação favorece a regeneração das células e elimina os resíduos de cremes e desodorante que os sabonetes comuns não são capazes de remover totalmente. Ela também ajuda a evitar o aparecimento de pelos encravados e foliculite.
Mas não abuse da esfoliação para não remover a oleosidade natural e a hidratação da pele. Ao contrário da hidratação, essa etapa deve ser feita no máximo 2 vezes por semana e sempre com movimentos e produtos mais suaves, que não sejam muito abrasivos para não irritar a epiderme.
Como o atrito é um dos grandes causadores do problema, além dos cuidados pré e pós depilação, é recomendado evitar roupas muito justas e apertadas, principalmente de tecidos muito pesados como os sintéticos e o jeans. Prefira peças feitas com materiais mais leves, como o algodão, a seda, a viscose, etc. Eles não deixam a pele tão abafada e permite que ela respire melhor.
Peles mais morenas e negras também podem vir a sofrer mais com o escurecimento de axilas e virilha, pois quanto mais melanina maior é o risco de hiperpigmentação. Essa pessoas devem tomar ainda mais cuidado.
Tratamentos
Como já falamos anteriormente, a hidratação e a esfoliação são essenciais para a saúde e boa aparência da pele e já são de grande ajuda no processo de clareamento, porém sozinhas talvez não ofereçam um resultado tão rápido e eficiente quanto o esperado. Vamos falar agora das outras opções!
Existem alguns cremes clareadores à base de ácidos. Os ácidos mais indicados são o glicólico e o fítico, além do belides. A hidroquinona, muita indicada para o combate de manchas em outras partes do corpo, não é o ideal para clarear virilhas e axilas. Esse componente é muito forte, podendo causar até mesmo queimaduras em áreas tão delicadas. Por isso a importância de que produtos com ácidos na composição sejam sempre indicados por um dermatologista.
Também é possível remover esse tipo de mancha através de procedimentos estéticos feitos com profissionais qualificados. A ClinEscultural oferece alguns. São eles:
-
Peeling;
-
Luz pulsada;
-
Depilação a laser.
Peeling
Antes de mais nada, saiba que existem dois tipos de peeling: o químico e o físico. Os dois atuam na remoção e renovação das camadas superficiais da pele.
A diferença entre eles é que o peeling químico é realizado com ácidos específicos que provocam a descamação da camada superficial da pele e estimulam a produção de colágeno, e o físico atua com uma esfoliação mecânica mais profunda da pele, também provocando sua descamação.
Luz pulsada
A luz pulsada é um tratamento que funciona de forma bem parecida com um laser. São realizados disparos de raios luminosos que agem nos acúmulos de melanina. O profissional responsável pelo procedimento deve utilizar um gel específico antes da aplicação. A intensidade é escolhida de acordo com os objetivos e o tipo de pele do paciente.
Logo após a sessão pode haver sensação de ardência na pele e vermelhidão, que normalmente passa em menos de horas. Depois de até 3 dias a pele inicia uma leve descamação.
Depilação a laser
Esse é o método mais rápido, seguro e eficaz para eliminação definitiva dos pêlos. Funciona com base na liberação de energia pelo aparelho de depilação que é captada pelo pigmento presente na raiz dos fios. Essa energia além de destruir progressivamente a raíz do pelo vai retardando a capacidade de renovação.
A depilação a laser, por ser o método mais definitivo, reduz a necessidade de uma frequência maior de depilações. Dessa maneira o processo inflamatório que acontece após a depilação e que causa o escurecimento é minimizado. Além de todos os benefícios já citados, o laser ajuda a remover o excesso de pigmentação, clareando as manchas.
É melhor evitar
Fuja de receitas caseiras. Por mais naturais que os ingredientes sejam, é possível que as combinações gerem reações alérgicas e irritações que podem até piorar as manchas. Não é difícil encontrar na internet receitas que prometem clareamento fácil e que levam limão ou água oxigenada, por exemplo, no entanto ambos podem provocar lesões sérias como queimaduras, principalmente se a pele for exposta ao sol.
Essas foram as nossas dicas de hoje sobre como clarear virilhas e axilas e se sentir bem usando qualquer roupa não só no verão, mas no ano todo. Caso ache que um tratamento estético seja o ideal para você, marque uma avaliação gratuita na unidade mais próxima que te orientaremos. Você também pode entrar em contato com a gente se tiver qualquer dúvida! Até a próxima.
Deixe seu Comentário