Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Como cuidar da pele no verão?

Como cuidar da pele no verão?

Para ter uma pele bonita e saudável o ano todo é muito importante estar atento às variações das estações do ano. No verão, além do aumento da temperatura, estamos mais propensos à expor nossa pele à fatores externos como: sol forte, piscina com cloro, água salgada e ar condicionado.

Quer aprender como cuidar da pele no verão sem abrir mão de nada disso? Então confira nossas dicas!

Cuidados com a exposição ao sol

O cuidado número 1 do verão não podia ser outro: o sol! Você já deve estar cansado de ouvir que os horários mais seguros e recomendados para a exposição solar são entre 10h e 16 horas. (Nesse período, há menor radiação UVB, a principal responsável por queimaduras e câncer de pele). Mas mesmo ouvindo isso, os horários considerados 'proibidos' continuam sendo os mais lotados em praias e clubes!

Por isso, é importante redobrar os cuidados nesse período. Além do protetor solar, não abra mão do chapéu, das roupas com proteção solar e do guarda-sol.  

O filtro solar deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes de se expor aos raios, e ser retocado a cada 2h e sempre que tiver contato com água na praia ou na piscina. Mesmo que você no trabalho é importante utilizar o produto todos os dias!

Mar e piscina

Além do sol, quando estamos falando sobre pele, precisamos pensar nos efeitos gerados pelo contato frequente com mar ou piscina.

A água salgada é conhecida por possuir efeito cicatrizante, fortalecer o sistema imunológico e diminuir a propensão à alergias. Apesar desses benefícios, a combinação de sal, calor e suor pode gerar irritações.

Para evitar problemas, o ideal é sempre tomar um banho de água doce ao sair do mar. Além disso, a água rica em sal diminui a proteção dos raios UVB, então não se esqueça de caprichar no protetor e retocar sempre que entrar ou sair da água.

No caso da piscina, os cuidados são semelhantes. O cloro também pode gerar coceira e irritações na pele, e é ainda mais agressivo no quesito ressecamento. Sempre que sair da piscina, tire os resíduos do seu corpo com água corrente e utilize hidratantes para repor a camada de lipídios da epiderme.

Outra dica é manter a pele sempre seca, já que a associação de umidade e calor pode favorecer o aparecimento de micoses e proliferação de fungos.

Tem pele sensível? Então confira esse post

Alimentação

Manter-se hidratado é fundamental para uma pele bonita no verão! Nessa época é super importante caprichar na água, chás (pode ser gelado) e sucos naturais! Em outro post já ressaltamos a importância da alimentação saudável e da ingestão de líquidos para manter o corpo dos sonhos no verão.

Na hora de realizar refeições, dê preferência à alimentos leves e nutritivos. Com o aumento do calor é normal se sentir mais cansado ou desanimado. Consumir alimentos muito pesados ou gordurosos, irá minar ainda mais a sua disposição.

Prefira as frutas e legumes da estação, eles contêm menos agrotóxicos e são mais baratos.

E se a meta é conservar o bronzeado, você pode aumentar o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, eles são os melhores amigos do verão! Além de favorecer o aumento da melanina, o betacaroteno colabora com a elasticidade da pele e a imunidade.

Confira nesse post alimentos que são bons para a pele!

Atenção:

Preocupadas em se livrar dos pêlos, muitas vezes as mulheres se esquecem que o cuidado com o sol deve andar junto com o da depilação. Após os procedimentos depilatórios, a pele fica muito sensível. Para evitar manchas e outros problemas, NÃO TOME SOL pelo menos 15 dias antes e 15 dias depois da depilação.

Checklist de cuidados:

- Evitar exposição ao sol das 10h às 16h, e quando ocorrer utilizar proteção extra! (Chapéu, guarda sol)

- Aplicar protetor solar 30 min antes de se expor ao sol e reaplicar a cada 2h

- Tomar banho de água doce sempre que sair do mar ou da piscina

- Caprichar no uso de hidratantes corporais

- Beber pelo menos 2L de líquidos por dia incluindo água, sucos ou chás.

- Sempre dar preferência à alimentos leves e nutritivos

- Consumir alimentos ricos em betacaroteno

- Não se depilar 15 dias antes e depois de se expor ao sol

Com essas dicas você conseguirá manter sua pele bonita e saudável! :)

Confira os outros posts do nosso blog e acesse a nossa newsletter para ficar por dentro!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita