Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Como diminuir o sódio da sua alimentação?

Como diminuir o sódio da sua alimentação?

O consumo excessivo de sódio pode levar a doenças cardiovasculares, renais, hipertensão arterial entre outros problemas. Essas complicações fazem do controle de sódio, uma necessidade para uma alimentação saudável e consequentemente melhora na qualidade de vida.

Pensando em maneiras para diminuir o sódio da sua alimentação, elaboramos um texto explicando o que é esse mineral e como podemos melhorar as suas formas de consumo.

O que é sódio?

Um elemento químico de símbolo (Na), o sódio é um mineral presente em vários alimentos e pode ser encontrado em sua forma pura e natural em leites e carnes vermelhas.

O sódio também está presente na composição do Cloreto de Sódio (NaCl), mais conhecido como sal de cozinha.

O lado bom do sódio

O sódio é fundamental dentro de nossa alimentação e deve ser consumido diariamente.
Isso mesmo, o sódio por si só não é um vilão, o grande problema é a ingestão exagerada do ingrediente.

Este elemento é auxilia no bom funcionamento de algumas funções fisiológicas do nosso corpo, como: 

- Controle da pressão arterial
- Transporte de nutrientes no intestino delgado e nos rins
- Contração muscular
- Retenção de líquidos
- Transmissão nervosa

A deficiência de sódio é chamada de hiponatremia, e apresenta sintomas como, Náusea, vômitos, fraqueza e apatia.

A recomendação diária máxima recomendada é de 6g, ou seja 1 colher de chá por dia. Entretanto é importante lembrar que não é preciso consumir mais sal para se alcançar as taxas de necessárias para nosso corpo, há sódio suficiente in natura presente em alguns alimentos.

Dicas para diminuir o sódio na sua alimentação

O excesso de sódio na alimentação pode trazer consequências graves a longo prazo.
A média de consumo de sódio no Brasil é alta ultrapassa cerca, de 70% a quantidade máxima recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Leia o rótulo dos produtos

Não apenas por causa do sódio, mas, ler o rótulo de um produto deveria ser um comum para todas as pessoas, afinal, não é interessante saber o que estamos comendo ou bebendo?

Busque criar o hábito de ver as informações nutricionais de um produto, ali você encontra esclarecimentos sobre a origem dos alimentos, tem mais autonomia no momento de escolher, saber se existe algum alimento no qual possa ter restrição.

Consuma mais alimentos frescos

Alimentos frescos como legumes e frutas normalmente concentram pouca quantidade de sódio, além disso devem fazer parte de qualquer dieta visto que são parte fundamental para uma alimentação saudável.

Carne fresca x Carne processadas

As carnes, principalmente as vermelhas já concentram uma quantidade de sódio naturalmente.
Escolha por carnes frescas por conter menos sódio em relação às carnes processadas como bacon, salame e salsicha, pois estes últimos, concentram taxas altíssimas de sódio.

Diminua o consumo de industrializados

É praticamente impossível não consumir nenhum produto industrializado nos dias de hoje, e este é mais um motivo para ter atenção ao ingerir estes produtos.

Geralmente os produtos industrializados contém grande quantidade de sódio se comparados aos alimentos naturais. De qualquer maneira é possível saber exatamente a concentração destes produtos através do rótulo com informações sobre os nutrientes presentes ali.

Quando for comprar um alimento industrializado, opte por aqueles que têm níveis de sódio mais baixo.

Reduza o consumo de sal

Pode parecer redundante mas não há outra alternativa, se quer controlar o teor de sódio em seu organismo, você precisa reduzir o consumo de sal. O maior problema em relação ao sódio está diretamente ligado ao excesso de sal na alimentação. Não se esqueça que este exagero pode levar ao aumento da pressão arterial e risco de doenças mais graves.

Escolha temperos naturais

O mercado oferece uma gama enorme de temperos prontos, estes com várias substâncias ricas em sódio. Uma alternativa saudável e saborosa é utilizar temperos naturais, como alho, cebola, ervas, limão, pimenta. Enfim a lista de temperos naturais é infinita e variável.

Atividade Física

Bem, essa dica não é diretamente em sua alimentação, mas não podíamos deixar a atividade física fora de nossa lista, principalmente porque exercícios tem a capacidade de reduzir a pressão arterial.

Perdemos nutrientes com o suor do corpo, inclusive o sódio pode ser eliminado com esse suor. Nesse sentido é preciso estar atento para que os níveis de sódio no organismo não abaixem demais.

OBS: Não queremos eliminar o sódio do nosso corpo e sim equilibrar a quantidade certa para o pleno funcionamento de nosso organismo.

Confira outros conteúdos que vão te ajudar a se alimentar melhor:

Alimentação Saudável: 5 dicas para melhorar seus hábitos alimentares.
12 alimentos que vão dar mais energia para seu corpo!
Alimentos bons para a pele e quais é melhor evitar.

Alimentos que reduzem o sódio na sua alimentação

Mesmo com muito cuidados é comum que passemos da conta no sódio vez ou outra.

Quando perder o controle do consumo de mineral, existem alguns alimentos que vão auxiliar no controle do nível de sódio no organismo:

Abacaxi
Cobre e manganês são dois minerais presentes no abacaxi que ajudam a minimizar a quantidade de sódio no organismo.

Alho
Uma ótima alternativa para temperar alimentos o alho é praticamente um alimento medicinal. Ele tem a capacidade de reduzir a pressão arterial, e funciona também como antibiótico.

Coentro
Mais um poderoso tempero que além de substituir o sal ajuda a abaixar a pressão sanguínea. Existe um pequena quantidade de sódio no coentro, e um alto teor de potássio. Este contrabalanceamento que é responsável por reduzir a pressão arterial.

Orégano
Uma erva que tem um sabor forte e é também pode ser usado para reduzir a quantidade de sal em sua alimentação. O orégano tem substâncias que atacam a inflamação e estimula a circulação sanguínea.

Estes alimentos são uma alternativa para reduzir o teor do sódio no organismo, mas não vão fazer resultados se a redução no consumo de sal não acontecer.

E então, já está colocando em prática as dicas para diminuir o sódio em sua alimentação, e consequentemente melhorar sua qualidade de vida? Combine estas, com outras dicas que damos sobre uma alimentação saudável em nosso blog.

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita