Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Como evitar estrias na gravidez

Como evitar estrias na gravidez

Um estudo feito pela Universidade Nacional da Irlanda concluiu que 90% das mulheres que participaram da pesquisa, notaram o surgimento de estrias durante a gravidez.

Primeiramente, elas surgem com uma aparência avermelhada ou arroxeada. Com o passar do tempo, se não receberem os devidos cuidados, se tornam brancas. Qualquer mudança no corpo que faça a pele esticar muito favorece o aparecimento das estrias.

Por isso são tão comuns após o estirão de crescimento da puberdade, um ganho muito alto de peso ou de músculos e na gravidez, já que a pele da barriga estica bastante para acompanhar o crescimento do bebê e os hormônios fazem o tamanho dos seios aumentarem bastante.

As estrias surgem na derme, a camada mais profunda da nossa pele. As fibras de colágeno e elastina, substância que conferem firmeza e elasticidade ao tecido se rompem quando a pele sofre um estiramento muito grande e brusco.

Acompanhe o texto para saber mais sobre como evitar as estrias na gravidez e o que pode ser feito caso você já tenha estrias.

Estou grávida ou pretendo engravidar em breve. O que posso fazer para evitar as estrias?

evitar estrias na gravidez

Como dissemos anteriormente neste mesmo post, o número de mulheres que sofrem com o aparecimento de estrias na gravidez é alto, 90%. O que faz com que a existência das marcas não seja um problema de saúde, elas são super normais.

Mas sabemos que esteticamente elas podem incomodar muitas mulheres e até mesmo fazer com que a gestação e o pós parto não sejam tão agradáveis quanto poderiam ser, sendo prejudiciais à autoestima feminina.

No entanto, é possível sim evitar que elas apareçam ao adotar alguns cuidados com a pele e o corpo durante esse período de formação de uma nova vida. Vamos falar um pouco sobre como evitar estrias na gravidez!

A maneira mais eficaz de evitar as estrias, não só na gravidez, mas por toda a vida, é promovendo uma hidratação e nutrição constante da pele para incentivar a elasticidade do tecido.

A hidratação deve acontecer de dentro para fora com a ingestão de muito líquido. Para evitar as estrias durante a gravidez, é imprescindível que a mulher beba muita água.

Cremes e loções também são ótimos aliados para promover a hidratação e nutrição que a pele necessita e evitar estrias. Consulte um dermatologista para saber qual o mais indicado, mas geralmente produtos com substâncias como ácido retinoico, glicólico, salicílico, lático, hialurônico, vitaminas C e E e D-pantenol costumam ser os mais eficientes.

Os óleos vegetais também são alternativas naturais muito indicadas na prevenção das estrias na gravidez. Os mais nutritivos são o óleo de semente de uva, rosa mosqueta, de amêndoas e de amêndoas doce. Tanto os cremes quanto os óleos devem ser aplicados diariamente logo após o banho. Aproveite e massageie a pele neste momento, os movimentos além de serem bem relaxantes, também ajudam a ativar a circulação sanguínea.

Outra forma de evitar estrias na gravidez é através da alimentação. Adote uma dieta rica em substâncias antioxidantes, como betacaroteno ou flavonoides para ajudar na produção do colágeno na pele e alimentos ricos em vitamina E, responsável por proteger as células. A substância é encontrada em cereais integrais, óleos vegetais e sementes, por exemplo.

Já tenho estrias! E agora?

Caso você já tenha estrias causadas pela gravidez ou por qualquer outro fator, não se preocupe! As estrias na fase vermelha são reversíveis com mais facilidade. As brancas são um pouco mais complicadas de se livrar, pois já sofreram o processo de cicatrização, mas ainda assim existem tratamentos capazes de diminuí-las ou até mesmo removê-las, depende muito de caso para caso.

É importante ressaltar que todos os tratamento não devem ser realizados durante a gravidez e é preciso esperar até o fim do período de amamentação.

A consulta, orientação e indicação de um dermatologista é obrigatória para saber qual o melhor tratamento. Agende uma avaliação gratuita com a gente na unidade ClinEscultural mais próxima de você e descubra qual dos tratamentos abaixo é o mais indicado para o seu caso!

tratamentos para estrias

Carboxiterapia

Este é um tratamento que se baseia na aplicação de gás carbônico em diferentes camadas do tecido cutâneo. Uma seringa acoplada a um aparelho regula a vazão do gás de um cilíndro e a agulha é inserida na parte mais superficial da pele, no local das estrias.

O gás carbônico atua dilatando os vasos sanguíneos, o que estimula a produção de colágeno, deixando a pele mais uniforme. Desse modo as estrias acabam ficando bem menos evidentes.

Microagulhamento

O tratamento de microagulhamento é indicado para vários objetivos, um deles é a eliminação e redução de estrias. É utilizado um aparelho chamado DermaRoller. O profissional responsável desliza o instrumento pela pele, provocando microperfurações na superfície.

Os microfuros acabam induzindo um processo inflamatório que provoca a renovação celular e a super estimulação da produção de colágeno e elastina por até 3 meses seguintes na área da aplicação.

Peeling Físico

A aplicação do peeling físico também é um tratamento estético que estimula a renovação da pele. O processo consiste em uma esfoliação profunda, provocando uma descamação. Entre os tipos de peeling físico, existe o peeling de cristal e o de diamante.

É utilizada uma ponteira que libera os cristais ou os diamantes. Dessa forma é feita uma esfoliação mecânica da pele e as células mortas são eliminadas.

Gostou do nosso conteúdo sobre como evitar estrias na gravidez? Já fez algum dos tratamentos indicados? Conta pra gente nos comentários! E para não perder nenhuma dica sobre saúde e beleza, acompanhe as nossas redes sociais e o nosso blog e assine a newsletter! Até a próxima! =)

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita