Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Como evitar o envelhecimento precoce

Como evitar o envelhecimento precoce

O envelhecimento da pele, o maior órgão do corpo humano, é um processo natural pelo qual todos passam. No entanto, alguns hábitos favorecem que esse processo se inicie mais cedo e que os sinais do tempo surjam antes do que se espera. A perda de tecido fibroso, de colágeno, do tônus muscular e do contorno facial são traços do envelhecimento precoce.

Mas existem vários hábitos e cuidados que você pode adotar que te ajudarão a  evitar o envelhecimento precoce além de tratamento para combatê-lo depois que ele já estiver mostrado os primeiros sinais. Confira o nosso post!

Protetor solar

A exposição em excesso ao sol talvez seja a pior inimiga da sua pele e a principal causadora do envelhecimento precoce e de inúmeros outros problemas de saúde. Os danos são causados pela radiação ultravioleta. Para se proteger a regra número 1 é evitar o exagero. Sabemos que uma pele bronzeada é muito bonita e charmosa, mas nada de ficar “tostando” no sol, principalmente entre às 10 e 16 horas, horário de maior radiação UVB.

“É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida. O filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo quando o dia estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens”, diz o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Você pode encontrar protetores solares nas mais diversas formas: loções, óleos, géis, emulsões em óleo e em água, bastões, aerossóis e outras. É só escolher o que mais te atende e usar sem modéstia! Mas ao escolher, observe se o produto é resistente a água e se o fator de proteção solar (FPS) é suficiente. Ele de ser de no mínimo 30. Este tipo de informação deve estar na embalagem.

O uso do filtro solar além de ajudar a evitar o envelhecimento precoce, também previne o surgimento de câncer de pele. Segundo a SBD, esse tipo de câncer corresponde a 33% de todos os diagnósticos da doença no Brasil e o Instituto Nacional do Câncer registra cerca de 180 mil novos casos todo ano. Pessoas mais claras, sensíveis à ação dos raios solares, ou com doenças cutâneas prévias devem tomar mais cuidado, pois são consideradas grupo de risco.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar dermatologista recomendam o uso de roupas e acessórios que cubram a pele quando houver exposição prolongada ao sol. Eles são capazes de barrar a radiação e proteger do sol.

Usar óculos escuros com proteção também é sempre recomendado. Além de ajudar a evitar as ruguinhas ao redor dos olhos, os famosos pés de galinha, também se evita o surgimento de rugas de expressão na testa, pois não não franzimos esta parte do rosto ou cerramos olhos se eles estão protegidos da claridade e luz solar.

Rotina de cuidados

Você já tem uma rotina de cuidados com essa parte do corpo? Se a resposta for não, a hora de começar é essa! São passos simples, mas que devem ser feitos diariamente para ter resultado e que vão ajudar a manter a saúde e a beleza da pele por muito mais tempo.

  • Limpar

Limpe bem a pele do rosto com um sabonete adequado para seu tipo de pele de manhã, logo após acordar, e à noite, antes de dormir. Caso use maquiagem, use um bom demaquilante para retirar os produtos da pele e NUNCA durma maquiada, pois isso pode obstruir os poros.  A limpeza remove bactérias e impurezas como resíduos de poluição e prepara a epiderme para receber nutrientes e hidratação.

  • Tonificar

Os tônicos faciais tem o poder de realizar uma limpeza ainda mais profunda que os sabonetes, mas sem agredir a pele. O tônico é o responsável por balancear o ph da pele, que pode sofrer alterações por diversos motivos. Alguns ainda são capazes de refrescar e reduzir os poros.

  • Hidratar

 

O ressecamento também é um dos grandes causadores do envelhecimento da pele. Com o passar dos anos, a epiderme vai perdendo a oleosidade natural e isso prejudica a renovação celular e a produção de colágeno. A hidratação devolve a água perdida, muito importante para manter o viço e a beleza desse órgão. A pele ao redor dos olhos, por ser mais fina, necessita de uma atenção maior e talvez até de produtos específicos. Cremes anti-idade também são ótimos para prevenir os danos na cútis.

Seca, mista, oleosa e normal. Diferentes tipos de pele necessitam de produtos e cuidados específicos. Um médico dermatologista saberá te informar qual seu tipo de pele, assim como a rotina mais adequada para ela.

Bons hábitos e vida saudável

Mais importante que usar cremes hidratantes é promover a hidratação de dentro pra fora, pois a desidratação deixa a tez flácida e sem viço. Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia ajuda a eliminar toxinas prejudiciais a pele e a manter a oleosidade natural.

Cigarro e álcool também são outros dois inimigos da pele bonita. Ambos desaceleram o metabolismo e contribuem para a perda de colágeno. A nicotina diminui a oxidação da cútis, o que a deixa amarelada e grossa. Já o álcool, além de conter toxinas, ainda promove a desidratação de todo o corpo e a pele acaba sendo uma das partes mais prejudicadas.

Se dormir mal à noite é um hábito na sua vida, saiba que é durante o sono que o processo de regeneração da pele acontece. Noites mal dormidas acabam com o brilho da tez e favorecem o aparecimento de olheiras e bolsas ao redor dos olhos.

Já possui alguns sinais? E agora?

Se sua pele já apresenta alguns sinais de envelhecimento precoce como rugas, manchas e flacidez, não se despere! A ClinEscultural oferece vários tratamento que amenizam e/ou revertem os principais danos. Conheça algum deles:

  • Preenchimento Facial: Aplicação de ácido hialurônico sob a pele em regiões com rugas profundas ou depressões, como os sulcos ao redor dos lábios e o “bigode chinês”.

  • Laser Érbium Fracionado (Pro Collagen): Laser semelhante ao CO2 Fracionado, porém mais seguro para peles mais pigmentadas. Remove a camada mais superficial da pele e remodela as fibras estruturais do tecido cutâneo, dando à pele um aspecto mais firme e livre de rugas.

  • Luz Pulsada:  Aumenta a espessura da camada de colágeno, o que deixa a pele mais firme e melhora a flacidez. Uniformiza a coloração da pele, elimina manchas e diminui os poros dilatados. Suaviza o aspecto dos vasinhos e olheiras.

  • Peeling químico: Aplicação de determinado produto químico sob a área a ser tratada. Provoca a esfoliação acelerada da pele, desde as camadas profundas até às camadas superficiais.

  • Microagulhamento (DermaRoller): Provoca pequenos furos sobre a pele estimulando a produção uniforme de colágeno, melhora a flacidez e regenera a pele.

 Agora que você já leu o nosso post, já sabe o que fazer para evitar o envelhecimento precoce e alguns tratamento contra os primeiros sinais na pele. Marque uma avaliação gratuita na unidade mais próxima de você que te orientaremos sobre o tratamento adequado para sua pele! Se ainda tiver alguma dúvida nós podemos te ajudar, é só entrar em contato!

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita