Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Como fazer sua depilação durar mais

Como fazer sua depilação durar mais

 

Quem se depila espera sempre que os resultados sejam sempre os melhores possíveis e que durem por um período maior. Não importa o método escolhido, lâmina, cera, laser, aparelho depilador ou barbeador elétrico, etc., queremos sempre a pele lisinha e que os pelos demorem a voltar. Mas para que isso dê certo, é preciso ter alguns cuidados fundamentais! Hoje trouxemos algumas dicas que vão ajudar muito para que a sua depilação dure mais tempo.

 

Hidratação

A hidratação é um processo que devolve para a pele a água que é naturalmente perdida no dia a dia. Não importa o método depilatório utilizado, o cuidado com as camadas da epiderme sempre fará a diferença no resultado e na duração de sua depilação.

Quanto mais hidratação, mais sedosa e macia sua aparência e sensação ao toque são. Já uma pele que perdeu muita água e não recebe uma reposição adequada, tende a parecer mais enrugada, áspera e sem brilho.

Antes de mais nada, lembre-se de hidratar de dentro para fora! Beba bastante água durante o dia, 1,5L a 2,5L geralmente são o suficiente.

A água muito quente também tende a gerar ressecamentos, então opte por tomar banhos mais mornos ou frios, sempre que possível, e não abuse muito do sabonete para não retirar a oleosidade natural.

Já existem no mercado alguns produtos específicos para serem usados antes e depois de depilações. Geralmente são cremes ou loções com ativos específicos para peles sensibilizadas, que a ajudarão a se recuperar mais rapidamente e se manter macia por mais tempo.

Cremes e loções hidratantes devem ser utilizados todos os dias. Após o banho é o melhor momento para aplicar, pois os poros estão abertos e a pele é capaz de absorver melhor o produto. No caso das axilas, é sempre bom evitar desodorantes ou antitranspirantes que contenham álcool na composição.

Faça do protetor solar seu melhor amigo de todos os dias e evite a exposição ao sol por longos períodos, especialmente entre as 10 e as 16 horas, horário de maior radiação UVB.

Confira nesse post mais detalhes sobre como cuidar da pele no verão.

Esfoliação


A esfoliação é mais um dos passos importantes que devem ser feitos antes de uma depilação. Essa prática é capaz de eliminar as impurezas e as células mortas, o que evita a formação de pelos encravados e facilita a retirada total dos fios.

Não faça esfoliações muito intensas e abrasivas. Com movimentos circulares e suaves, utilize produtos apropriados para esse fim e para cada área do corpo para não causar irritações e manchas.

Cuidado especial com lâminas


Se o método que você utiliza são as lâminas, também é possível fazer sua depilação durar mais, embora essa seja a maneira menos permanente.

Para que isso aconteça, nada de ficar reutilizando o mesmo aparelho por muito tempo. Lâminas velhas tendem a provocar cortes e irritações, além de não deslizarem tão bem, deixando o efeito da depilação irregular. Troque o utensílio regularmente, de acordo com as orientações da embalagem

Não deixe o material guardado no banheiro, principalmente no box do chuveiro. Esse hábito pode ser mais prático, mas no entanto a umidade do ambiente favorece a deterioração mais rápida da lâmina, o enferrujamento e até mesmo o aparecimento de fungos.

Outra dica importante é usar aparelhos com múltiplas lâminas e com uma faixa lubrificante, o que torna a depilação mais rente, ou seja, a pele fica lisinha por mais tempo.

Intervalo entre as depilações

Faça um intervalo de, no mínimo, 3 semanas entre uma depilação e outra. É importante dar um tempo para sua pele poder descansar e se recuperar do procedimento. Não respeitar esse período pode fazer com que os pelos sejam arrancados ou raspados pela metade, não podendo ser retirados se estiverem muito pequenos. Isso também deixa a depilação irregular e a pele não fica tão lisinha quanto gostaríamos.

Outro motivo para não abusar da depilação é que uso frequente da lâmina, por exemplo, é muito associado ao escurecimento da pele depilada, que passa a ter uma coloração diferente do restante do corpo.

 

Fechar os poros

Fechar os poros logo após o procedimento acaba retardando um pouco o crescimento dos pelos, isso vai fazer a depilação durar mais tempo além de acalmar a pele. Uma maneira muito simples de fazer isso é aplicar gelo na região, mas caso você tenha sensibilidade ao frio, um banho mais morno ou gelado já irá te ajudar.

Cremes calmantes te darão o mesmo efeito e provavelmente vão beneficiar ainda mais a pele. Escolha algum gel ou loção com fórmula leve e que contenha aloe e vera, ou camomila na composição, por exemplo, substâncias que ajudam a aliviar a irritação e fecham os poros.

Escolha um método definitivo

A depilação a laser é um método rápido, seguro e eficaz para eliminação definitiva dos pêlos do corpo. Além de evitar que você tenha que se depilar frequentemente, melhora o aspecto da pele eliminando pêlos encravados e foliculite.

A técnica promove a eliminação progressiva dos fios. Ou seja, a cada sessão a quantidade vai diminuindo e os pelos vão ficando mais finos e ralos. No método, a energia do laser atinge a melanina, pigmento encontrado na raíz do pelo que é destruída e ao decorrer das sessões vai perdendo a capacidade de produzir novos fios.

A dor é praticamente mínima. Aparelhos como o Soprano XL são capazes de provocar apenas uma breve e leve ardência no local da aplicação. O tratamento com esse tipo de procedimento ainda é um dos mais breves do mercado, necessitando apenas de 5 sessões para que  um bom resultado seja alcançado.

Apesar de nenhum método ser 100% definitivo, essa é técnica que oferece a maior durabilidade, necessitando apenas de sessões de manutenção para que os pelos não voltem a crescer.

Agora que você já sabe de todas essas dicas de como fazer sua depilação durar mais, sua pele vai ficar sempre lisinha e macia. Se optar por uma depilação a laser marque uma avaliação gratuita em uma de nossas unidades. Ficaremos muito felizes em te receber e tirar todas as suas dúvidas!

 

Post originalmente publicado em 05/10/2017 e atualizado em fevereiro de 2019.

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita