Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Como inibir a vontade de comer doces

Como inibir a vontade de comer doces

Todo mundo já sabe que o açúcar é o maior vilão da saúde e principalmente, de quem quer perder aqueles quilinhos. Mas tem dias que é difícil resistir um docinho depois do almoço, não é verdade? A primeira coisa que você precisa saber é que esse desejo é algo normal desde que não se torne completamente incontrolável.

O açúcar estimula a liberação de serotonina, hormônio do prazer. Por isso comer aquele chocolate depois de um dia difícil pode ser um alívio para a mente. Mas se você chega a sentir mal estar físico por não comer doces pode ser que seu corpo esteja dando sinais de que algo está errado. Alguns dos motivos que levam a compulsão por doces são:

Estresse

  • Estresse

Quando estamos estressados o cérebro libera uma substância chamada cortisol. Em quantidades elevadas ela causa sintomas como dificuldade de concentração e energia baixa. Isso porque ele diminui os níveis de glicose no sangue. Por isso surge a vontade incontrolável de comer doces, a forma de energia mais rápida que o corpo conhece.

  • Problema emocionais

Alterações emocionais negativas podem levar a compulsão por doces como forma de prazer imediato. Pessoas muito ansiosas ou que estejam passando por dificuldades emocionais podem experienciar aquela vontade incontrolável de comer doces.

  • Dietas deficientes

Uma alimentação muito pobre em vitaminas e carboidratos podem levar a compulsão por doces. Os carboidratos são a fonte mais rápida de energia do corpo, se há uma deficiência muito grande desse nutriente você poderá sentir muita fraqueza e não ser capaz de realizar as atividades do dia a dia. Seu corpo irá implorar por uma fonte de energia rápida e uma recompensa: um doce.

  • TPM

Indiscutível. Toda mulher precisa desesperadamente de um docinho naqueles dias. isso acontece porque durante a temida TPM os níveis de endorfina (neurotransmissor com grande poder analgésico) caem drasticamente. A forma mais familiar de aumentar os níveis da substância é comendo um belo de um doce.

doces

Dicas para inibir o desejo de comer doces

Pois é. Não importa o quão disciplinada você seja, em algum momento a vontade de doces vai surgir. Claro que comer um docinho vez ou outra não mata ninguém. Mas se esse desejo já se tornou algo constante e se você não tem muito sucesso em controlá-lo, aqui vão algumas dicas:

1. Não fique muito tempo sem comer

Fazer jejum por muitas horas pode levar a crises de hipoglicemia. O corpo fica fraco, pode haver tremedeira e tonturas. Nessa hora o organismo pede desesperadamente algo que eleve os índices de glicose no sangue rapidamente, ou seja, um doce. Mesmo que as crises não sejam tão graves, a necessidade de ingerir algo doce persiste. Então o ideal é se alimentar em intervalos de tempo não muito grandes e com refeições balanceadas.

2. Não corte o açúcar de um dia pro outro

O açúcar é uma substância viciante. Assim como qualquer outro vício, ao cortar de vez o açúcar o resultado pode ser uma bela crise de abstinência. Claro que não chega a ser uma crise grave, mas algumas pessoas podem experienciar mau humor constante, ansiedade e como consequência maior, uma compulsão muito maior por doces. O ideal é diminuir aos poucos o açúcar das refeições, substitua refrigerantes por sucos naturais e tente trocar aquela barrinha de chocolate por uma fruta.

3. Atenção ao substituir o açúcar pelo adoçante

O adoçante foi criado para dar o sabor agradável do açúcar aos alimentos sem causar tantos danos ao organismo.  Ou seja, a motivação para tomar aquele refri continua sendo a mesma, porém ele não irá satisfazer a sua vontade se for diet, pois o adoçante não fornecerá a energia que o organismo está requisitando.  Sendo assim, procure utilizar adoçantes naturais, como a stevia ou a sucralose.

4. Separe um tempo para atividades agradáveis

dance

Várias atividades tem o poder de liberar serotonina e endorfina, assim como o consumo de doces. Procure realizar atividades de lazer com mais frequência, como uma caminhada no parque, algum exercício físico ou mesmo dançar despretensiosamente no seu tempo livre ao som da sua música favorita. Além de controlar o estresse e a ansiedade, de quebra você queima algumas calorias a mais.

5. Elimine seus gatilhos

Digamos que você passe em frente a uma confeitaria maravilhosa todos os dias no caminho do trabalho. O cheiro e o visual da loja foram feitos para te atrair, e nada pior que sentir aquela vontade incontrolável de entrar e se render diariamente. Todo mundo possui gatilhos para a vontade de comer doces, alguns são inevitáveis, outros podemos eliminar. Procure uma rota diferente para o trabalho, cancele a assinatura daquela página de receitas do facebook, visite menos a padaria e mais o hortifruti.

6. Observe e planeje

Você deve se conhecer o bastante para saber em quais horários o desejo de doces aperta mais. Se for depois do almoço, por exemplo, você pode planejar sua refeição adicionando mais alimentos ricos em fibras e incluir uma fruta como sobremesa. Assim você ficará bem mais satisfeito após o almoço e se mesmo assim bater a vontade de comer um chocolate, a fruta está ao seu alcance.

7. Evite alimentos industrializados

Esses alimentos são extremamente pobres em nutrientes e normalmente lotados de sódio. Além de aumentar a vontade de comer doces após ingerí-los, o sódio em excesso no organismo pode levar a problemas graves de saúde como a hipertensão e deficiência renal. 

Pode parecer difícil resistir a tanta tentação no dia a dia, mas não há nada que não possa ser conquistado com a prática. Comece mudando os hábitos de pouco em pouco, e se precisar se uma ajuda a mais, não exite em procurar um profissional. A Clin conta profissionais especializados para te ajudar a conquistar seus objetivos com o seu corpo, nutricionistas, médicos e psicólogos e você pode fazer uma avaliação gratuita em qualquer uma de nossas unidades.

 




Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita