Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Cuidados com a pele no inverno

Cuidados com a pele no inverno

Se você mora no hemisfério sul, provavelmente já percebeu que as temperatura já começaram a cair. No Brasil, principalmente nos estados das regiões sul e sudeste, a tendência é que clima a partir de abril e maio se torne mais frio, a umidade do ar caia deixando o ar mais seco e os ventos fiquem mais gelados.

Essas condições podem provocar algumas alterações nas nossas peles, principalmente para quem produz menos oleosidade natural, ou seja, é necessário começar a tomar alguns cuidados com a pele no inverno. Este post traz várias dicas de como você pode fazer isso dentro da sua própria rotina ou investindo em tratamentos estéticos para poder curtir o friozinho sem se preocupar com o ressecamento da tez.

Cuidados com o rosto

cuidados pele do rosto inverno

A hidratação deve ser o foco dos cuidados com a pele no inverno, isso porque esse tempo contribui muito para o ressecamento e pode provocar até uma descamação e problemas dermatológicos mais sérios. O primeiro passo é hidratar de dentro para fora bebendo no mínimo 2 litros de água por dia.

Mesmo pessoas com a pele oleosa devem hidratar a pele do rosto. Essas pessoas geralmente evitam usar cremes no rosto, pois acreditam que o produto pode deixar a pele ainda mais oleosa e provocar cravos e espinhas. Mas nesses casos o ideal é usar cremes ou loções mais leves, livres de óleo ou em forma de gel, por exemplo.

Já pessoas que possuem a pele do rosto naturalmente mais seca, que já perdem água com mais facilidade, podem usar produtos mais densos e com ativos mais nutritivos, como o lactato de amônio e a ureia, entre outros.

É importante ressaltar que a pele do rosto é diferente da do corpo, possui ph diferenciado, fica mais exposta, além de outras particularidades. Por isso os cuidados e os produtos usados não devem ser os mesmos. O ideal é procurar um dermatologista que saberá identificar o seu tipo de pele, se é seca, mista ou oleosa, e quais os cremes mais indicados.

Cuidados com os lábios

Os lábios também devem receber atenção especial. O frio faz com que essa pele resseque e acabe descamando, provocando rachaduras que podem ser bem incômodas e chegar até a sangrar. Use hidratantes labiais como lip balms, manteiga de cacau e até mesmo óleo de coco, que possui muitas propriedade hidratantes e nutritivas.

Cuidados com o corpo

cuidados com a pele do corpo no inverno

Sabemos que nesse período do ano em regiões mais frias é difícil evitar banhos muito quentinhos. No entanto, para evitar o ressecamento o ideal é evitá-los. Opte por banhos mais rápidos e mais mornos do que quentes, isto porque quanto mais elevada a temperatura da água, maior a propensão a retirar toda a oleosidade da pele e provocar o ressecamento.

Tanto no rosto quanto no corpo, não use sabonetes com sulfatos fortes, agentes limpantes que retiram toda a oleosidade. Escolha sabonetes mais neutros, ou a base de glicerina, que também é uma substância hidratante.

Nesse período também é melhor não usar buchas. A esfoliação continua sendo muito importante, já que é capaz de remover as células mortas e preparar a pele para a hidratação. Mas procure por esfoliantes menos abrasivos.

Aplique creme hidratante logo depois do banho. Os produtos para a pele do corpo podem possuir substâncias como óleos (de coco e de amêndoas são ótimos), ureia, vitaminas A, C e E, silicones, etc.

Algumas áreas merecem ainda mais atenção, são as extremidades do nosso corpo. Os pés, mãos, joelhos e cotovelos tendem a ressecar mais. Se necessário aplique creme hidratante nesse lugares mais de uma vez por dia.

Tratamentos de pele para serem feitos no inverno

O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia aponta o inverno como uma boa época para realizar alguns procedimentos de pele como peelings, laser Erbium Fracionado, depilação a laser e outros tratamentos como a luz pulsada. Isso porque a incisão e a exposição aos raios solares é menor. Todos eles têm essa indicação em comum.

Tirando a depilação a laser, que é uma das melhores soluções para a remoção de pelos do corpo, os outros são voltados para o  tratamento de manchas, remoção e manhas, tatuagens e cicatrizes diversas, eliminação de estrias, procedimentos de rejuvenescimento , contra a flacidez, etc.

Peça uma avaliação gratuita para saber qual desses é o melhor tratamento para você.

Gostou das nossas dicas de cuidados com a pele no frio? Já segue alguma delas ou tem mais alguma para sugerir pra gente? Deixe um comentário abaixo! Vamos adorar te ouvir! Acompanhe o nosso blog e assine a nossa newsletter para não perder nada do nosso conteúdo sobre saúde e beleza. Até mais!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita