Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Cuidados com a pele sensível

Cuidados com a pele sensível

Esta é um tipo de pele que necessita de alguns cuidados diferenciados das outras. Mais fina e delicada, ela é mais propensa a alguns probleminhas que podem chatear muitas pessoas, principalmente quando ocorrem no rosto. Estamos falando da pele sensível.

É indicado um acompanhamento com dermatologista, mas além disso, você pode tomar algumas medidas. No post de hoje a gente mostra quais os principais cuidados com a pele sensível e algumas dicas para que você possa identificar se realmente tem esse tipo de pele. Vamos conferir?!

E aí, tenho ou não tenho a pele sensível

Fato é que muitas pessoas possuem esse tipo de pele, mas acabam não fazendo nada a respeito e não tomando os cuidados necessários por não saberem que na verdade sofrem com a sensibilidade cutânea.

As principais características de uma pele sensível são a irritação, alergia, pontos vermelhos, descamação, coceira, etc.

E ao contrário do que muita gente imagina, não só pessoas com peles secas podem sofrer com a sensibilidade, mas também as que têm peles oleosas ou mistas. Se seu rosto apresenta algum destes sinais, é bem provável que você precise tomar alguns cuidados mais específicos.

O que causa?

É possível que a pessoa tenha esse tipo de pele devido à condições genéticas. Mas a sensibilidade também pode ser desenvolvida ou piorada devido à fatores externos, como tempo muito frio e/ou seco, vento forte, exposição solar, etc.

 Outro fator é o uso de produtos com substâncias irritantes, como sabonetes, cremes, maquiagem, etc.

Rotina de cuidados

Os cuidados devem ser diários e irem da limpeza até os tratamentos adequados, pois essa pele tem uma tendência maior ao envelhecimento precoce e ao surgimento de rugas e linhas de expressão. Ao escolher os produtos para usar no rosto, opte sempre por aqueles que são feitos para esse tipo de epiderme.  

Ao lavar o rosto use sempre um sabonete específico ou neutro. Os sabonetes recomendados geralmente são mais suaves, pois os muito limpantes podem causar irritação por ressecarem demais.

A limpeza da pele sensível é mais delicada e suave. Nunca use água quente e não esfregue demais o rosto, lave apenas ao acordar e antes de dormir, pois o hábito de lavar em excesso acaba retirando a oleosidade e a proteção natural.

Evite tônicos limpantes que contenham álcool, eles podem ser muito agressivos. Prefira a água micelar, um produto a base de água e óleo que é capaz de reequilibrar o ph da pele, sem agredi-la.

Qualquer pele precisa de proteção solar, no caso das sensíveis não é diferente. O filtro solar cria uma barreira protetora que impede que a radiação solar chegue a sua pele e provoque danos. Os prejuízos do sol podem ser ainda piores para as peles sensíveis ou sensibilizadas.

Dermatologistas ainda indicam produtos com óxido de zinco e dióxido de titânio na composição. Essas substâncias penetram menos profundamente na pele e podem ajudar a melhorar a irritação.

A hidratação se faz ainda mais essencial. Porém deve ser feita apenas com hidratantes dermatologicamente testados, caso contrário pode provocar ainda mais irritação. Produtos com ácido linoleico, aquaporinas, silício e ceramidas em suas fórmulas costumam ser bastante indicados para peles sensíveis.

E então, gostou do nosso conteúdo totalmente dedicado a peles sensíveis? Se identificou? Conte pra gente nos comentários. Ou quer que a gente fale sobre outros tipo de pele? Deixe suas sugestões abaixo.

A ClinEscultural conta com uma infinidade de tratamentos faciais para todos os tipos de pele. Agende uma avaliação gratuita para saber qual o melhor para sua pele!

Assine a nossa newsletter e curta as nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo. Até a próxima!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita