Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Depilação masculina: escolha o melhor método

Depilação masculina: escolha o melhor método

Por diversos motivos, cada vez mais homens têm procurado por técnicas de remoção dos pelos. A ideia de que a prática é exclusividade do público feminino caiu por terra e o número de adeptos da depilação masculina só aumenta. As áreas depiladas geralmente são barba, pescoço, nuca, costas e peitoral.

No entanto, assim como para as mulheres, existem vários procedimentos capazes de remover os pelos do corpo do homem e os mais comuns são barbeadores elétricos, lâmina e laser, cada um deles com suas vantagens e desvantagens . Confira abaixo qual pode ser o melhor para você!

Barbeador elétrico

depilacao-masculina-barbeador-eletrico

Peles sensíveis, que se irritam com facilidade ficando vermelhas ou com “bolhinhas” são as que mais tem a se beneficiar com o uso de barbeadores elétricos. As novas tecnologia fizeram com que o corte das lâminas desses aparelhos ficasse muito mais rente e preciso sem arranhar a pele. O uso dos barbeadores não requer nenhum preparo da pele, nenhum produto pré ou pós-barba ou sequer água, podendo assim ser utilizado em qualquer lugar a qualquer hora. Dessa forma, os barbeadores elétricos ganham pontos pela praticidade.

É preciso ter cuidado e firmeza ao manusear o aparelho, pois a maioria ainda possui uma certa fragilidade, podendo se danificar ao cair no chão ou na pia do banheiro, por exemplo.

No geral o pelo e a pele levam cerca de um mês para se adaptarem a técnica e iniciantes podem levar algum tempo para pegarem o jeito certo da utilização. Apesar do fato de que a longo prazo compensar financeiramente optar pela compra de um barbeador elétrico, é preciso pensar bem ao fazer essa escolha pois os bons aparelhos com alta qualidade ainda são mais caros que as lâminas convencionais, por exemplo.

Lâmina descartável

depilacao-masculina-lamina-de-barbear

Essa talvez ainda seja a técnica mais popular e mais utilizada pela maioria dos homens. A curto prazo as lâminas descartáveis convencionais ainda são o método de depilação mais acessível por possuir um valor bem baixo. Elas também são facilmente encontradas em farmácias, supermercados, perfumarias, etc., se tornando um recurso fácil em casos de última hora.

A utilização das lâminas, quando feita com certos cuidados, é indolor. Por isso é recomendado o uso de um creme ou espuma depilatória que evitarão possíveis cortes. Também não é preciso esperar que os fios estejam de determinado tamanho para recorrer a lâmina, ela pode ser usada a qualquer momento.

Por outro lado muitos adeptos costumam reclamar de irritações na pele provocadas pela aplicação do utensílio. A foliculite, uma inflamação na raiz dos pelos, é bastante comum entre os usuários causando bastante desconforto. Os fios em crescimento também podem provocar coceira nas áreas raspadas.  

O pior inconveniente no uso das lâminas de barbear talvez seja o fato de que o resultado dure pouco tempo. Os pelos não são removidos desde a raiz e eles acabam reaparecendo em poucos dias, variando muito de pessoa para pessoa, fazendo com que o homem tenha que repetir a operação num curto período.  Porém o uso frequente é associado ao escurecimento da pele depilada, que passa a ter uma coloração diferente do restante do corpo.

 

Laser

depilacao-masculina-laser

Tanto homens quanto mulheres têm muito a se beneficiar com a depilação a laser. A técnica promove a eliminação progressiva dos pelos. A energia do laser atinge a melanina, pigmento encontrado na raíz do pelo que é destruída e ao decorrer das sessões vai perdendo a capacidade de produzir novos fios.

Esse tipo de depilação é muito indicado para quem tem pelos muito grossos, que é o caso da grande maioria dos homens ou para quem tem tendência a desenvolver foliculite. Alguns cuidados simples são necessários durante o tratamento, por isso é tão importante que a aplicação seja feita com um profissional qualificado que passe todas as orientações adequadas, tais como evitar exposição ao sol e usar filtro solar.

Muitos homens ainda não aderiram a depilação a laser por medo do procedimento causar muita dor e desconforto, no entanto aparelhos como o Soprano XL minimizam o incômodo, provocando apenas uma breve ardência no local da aplicação. O tratamento com o Soprano XL ainda é um dos mais curtos do mercado, necessitando apenas de 5 sessões para que  um bom resultado seja alcançado. Apesar de nenhum método ser 100% definitivo, essa técnica é a mais duradoura, necessitando apenas de sessões de manutenção para que os pelos não voltem a crescer.

O preço um pouco mais elevado pode ser um empecilho para alguns homens, mas a médio e a longo prazo esse é o processo com o maior custo benefício por se tratar do procedimento mais próximo do definitivo.

Escolha consciente

O mais importante de tudo é ter em mente que cada pele é única. O que é ideal para uma pessoa pode não ser indicado para outra por diversos fatores e somente um profissional qualificado será capaz de dizer o que é melhor para você. Consulte um especialista em estética ou um dermatologista.

Solicite agora sua avaliação estética gratuita!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita