Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Descubra a diferença entre fotodepilação e depilação a laser

Descubra a diferença entre fotodepilação e depilação a laser

Desde que os primeiros métodos de depilação definitiva chegaram ao mercado, não existe mulher que não deseje ter uma pele lisinha sem ter que encarar a lâmina ou cera de depilar pelo menos 2 vezes ao mês. Aqui no blog já demos algumas dicas para a depilação durar mais, mas não ter que se depilar toda semana nem gastar rios de dinheiro todo mês no salão de beleza pelo resto da vida é o verdadeiro sonho de toda mulher.

A verdade é que ainda não foi inventado um tipo de depilação que é de fato definitiva, todos os métodos mais avançados são opções apenas mais duradouros que os métodos tradicionais, como a lâmina, cera e cremes depilatórios. Dentre as opções de depilação duradoura as mais conhecidas e procuradas são a fotodepilação e a depilação a laser. Neste post vamos explicar com mais detalhes quais as diferenças entre os dois métodos e em qual vale mais a pena investir.

Como funciona a fotodepilação e a depilação a laser?

A fotodepilação é feita com um equipamento que emite pulsos de luz que enfraquecem o folículo piloso através do calor gerado. Essa tecnologia é chamada de LIP (Luz Intensa Pulsada) e também é utilizada para tratamento de manchas e marcas  de expressão. Já depilação a laser é o método de depilação ”definitiva” mais conhecido do mercado. Ela funciona destruindo gradualmente os folículos pilosos por meio de disparos de laser que aquece e queima a raiz do pêlo, assim ele não volta a crescer nunca mais.

Por que a fotodepilação nem a depilação a laser são definitivas?

Como dito anteriormente, a fotodepilação apenas enfraquece as células que produzem os pêlos, não as destrói por completo. Isso porque o alcance da luz emitida faz com que ela não aja especificamente no pêlo. O espectro da luz do equipamento é regulado de acordo com o tipo de pele, sendo que peles mais escuras são mais sensíveis a luz e podem sofrer queimaduras caso a intensidade não seja a mais adequada para o fototipo. Quanto menor a intensidade, menos eficiente será a depilação, pois o folículo irá se regenerar mais rápido e o pelo voltará a crescer.

Já a depilação a laser é o método mais próximo do que chamamos de definitivo. O laser atua diretamente no raiz do pêlo, com o número correto de sessões, o método pode destruir a maior parte dos folículos por completo. O que leva a classificação errônea da depilação a laser como definitiva é o fato de que existem células, as chamada células tipopotenciais, que podem voltar a desenvolver pêlos se estimuladas por alterações hormonais. Essas alterações são comuns em qualquer pessoa, principalmente em mulheres em idade fértil. Sendo assim, é certo que uma hora ou outra os pêlos voltarão a crescer mais rapidamente.

Quanto tempo dura cada método?

A fotodepilação tem um período de duração que varia entre 4 a 12 meses dependendo do fototipo da pessoa, contando da última sessão realizada. Normalmente são necessárias no mínimo 10 sessões de fotodepilação, realizadas a cada 30 dias. A depilação a laser pode durar de 6 meses até 1 ano ou mais dependendo também do fototipo, espessura do pêlo e fatores hormonais.

Fotodepilação x depilação a laser: qual é mais vantajoso?

Mesmo com suas diferenças, vimos que ambos os métodos apresentam a maior vantagem em relação aos métodos tradicionais, que é a duração. A depilação com cera, considerada mais duradoura entre os últimos, dura no máximo 20 dias. Como escolher o melhor entre os dois tipos de depilação duradoura? Para facilitar, veja qual se destaca mais nos fatores mais considerados.

  • Duração: Depilação a Laser

Ambos os métodos podem durar até um ano, como visto anteriormente. Mas a probabilidade de uma duração muito curta é maior com a fotodepilação, já que os a eliminação completa dos folículos chega a somente 85% contra 90% na depilação a laser.

  • Dor: Depende

A sensibilidade a dor é algo muito relativo. Além disso, atualmente existem diferentes equipamentos para ambas as tecnologias que provocam menos dor. A fotodepilação gera menos calor, portanto pode parecer causar menos desconforto. Porém o laser pode ser regulado pela aplicadora de acordo com a sensibilidade do cliente, sem que isso prejudique os resultados finais da depilação.

  • Acessibilidade: Fotodepilação

A fotodepilação é um método bem mais acessível que a depilação a laser, sem sombra de dúvidas. Além de ser mais barata em clínicas especializadas, já existem aparelhos portáteis para realização do procedimento em casa. Claro que existem riscos em realizar a fotodepilação em casa, não só de queimaduras e manchas, mas principalmente de não alcançar a eficiência desejada. Já depilação a laser exige um profissional qualificado e treinado para que seja aplicado com segurança e os resultados sejam satisfatórios.

  • Custo-benefício: Depilação a laser

Apesar da fotodepilação ser um método mais acessível e mais barato, a depilação a laser tem mais chances de apresentar resultados mais satisfatórios e duradouros. Além disso, o laser requer bem menos sessões para o resultado ideal. O Soprano XL, tecnologia utilizada na Clin, por exemplo, requer apenas 6 sessões para eliminação completa dos pêlos. Os resultados do método a laser costumam ser notáveis a partir da primeira sessão. Isso quer dizer que você poderá desfrutar dos resultados da depilação desde o primeiro mês de tratamento até um ano ou mais após a última sessão. Além disso, depois desse período, não é necessário realizar todas as sessões novamente para eliminar os novos pelos, apenas uma sessão de manutenção por ano costuma ser suficiente para manter os resultados.

  • Outros benefícios: Ambos

Tanto a depilação a laser quanto a fotodepilação apresentam benefícios que vão além da durabilidade. Os dois métodos são muito eficientes no tratamento da foliculite e no clareamento de axilas e virilha. A fotodepilação também apresenta benefícios na recuperação da pele com manchas e outros danos devido a estimulação do colágeno causada pela ação da Luz Pulsada.  

Agora que você já conhece as diferenças entre fotodepilação e depilação a laser, você já pode escolher qual melhor se encaixa às suas necessidades e ter uma pele lisinha e saudável para aproveitar ainda mais o verão. Se não quiser perder tempo, já peça uma avaliação gratuita para depilação a laser em uma unidade Clin. Será um prazer te ajudar!

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita