Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Quais são os efeitos da drenagem linfática?

Quais são os efeitos da drenagem linfática?

A drenagem linfática é um tratamento bastante conhecido e procurado em clínicas de estética. Geralmente por pessoas que se sentem inchadas por algum motivo e pretendem perder algumas medidas.

No entanto, a técnica, que é um tipo de massagem específica, e portanto deve ser feita por um profissional qualificado, muitas vezes pode até mesmo ser uma indicação médica para melhorar algumas condições.

A técnica de massagem surgiu na década de 1930, criada pelos médicos dinamarqueses Emil e Estrid Vodder.  Observando em seus pacientes um inchaço nos linfonodos, eles se dedicaram a estudar o sistema linfático e perceberam que poderiam estimular manualmente a movimentação das linfas. De lá pra cá, o procedimento passou por muito estudo científico e sofreu algumas modificações até se tornar o que temos hoje.

O procedimento consiste na realização de movimento suaves, leves e contínuos que estimulam o sistema linfático e causam a eliminação de toxinas e líquidos. Vamos conferir agora os efeitos da drenagem linfática em alguns casos específicos.

Drenagem linfática no pós-operatório

drenagem linfatica pos operatorio

A drenagem é necessária nesses casos porque é normal que haja um aumento na retenção de líquido ocasionado pelo trauma de uma cirurgia. Substâncias como o sangue, soro e secreções podem acumular e o organismo talvez não seja capaz de expelir, causando um inchaço.

Pacientes recém operados de cirurgias plásticas como lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia, etc., tem muito com o que se beneficiar ao fazer sessões de drenagem linfática.

A drenagem também costuma ajudar muito no combate ao processo inflamatório que ocorre sempre após uma cirurgia. No entanto, em qualquer caso é necessária a autorização do cirurgião plástico para que seja possível realizar a massagem.

A massagem também pode fazer com que o processo de recuperação seja mais suave, pois é os movimentos são muito relaxantes.

Vantagens da drenagem linfática para grávidas e pós-parto

Os inchaços são um problema bem característico da gravidez. O aumento da produção hormonal faz com que grávidas tenham uma tendência maior a reter líquidos uma vez que a reabsorção de sódio aumenta. A drenagem, juntamente a prática de atividades físicas e a ingestão de muita água, ajuda essas mulheres a eliminarem esse excesso de líquido com mais facilidade.

Mas atenção para alguns casos: grávidas com quadro hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda ou qualquer doença relacionada ao sistema linfático não devem se submeter à técnica.

Caso esteja grávida, consulte um obstetra, realize todos os exames pré-natais para saber se está tudo bem e pergunte ao médico se a drenagem linfática está liberada. Geralmente recomenda-se esperar até os 3 meses para começar as sessões.

drenagem linfatica para gravidas

Mais uma vez ressaltamos a importância de realizar o procedimento com algum profissional qualificado. Em entrevista para o site Guia do Bebê, a fisioterapeuta Samanta Cordeiro esclarece que quando realizada da maneira errada durante a gravidez, a drenagem pode gerar o comprometimento da circulação, hematomas, dores intensas, eritema (vermelhidão), deslocamentos de trombos, micro-varizes, e até mesmo a piora do quadro de celulite.

Para o pós parto, a drenagem também costuma ser indicada, mas em alguns casos o obstetra recomenda que se espere a recuperação completa da cirurgia, em média um mês.

Por último, esclarecemos que a drenagem linfática não é capaz de eliminar gordura. O que acontece é a diminuição de medidas causada pela eliminação de líquidos.

A drenagem linfática é diferente da massagem modeladora. Saiba mais sobre as diferenças e peculiaridades de cada uma delas aqui neste post.

Esse foi o nosso conteúdo de hoje sobre os efeitos da drenagem linfática e como essa técnica de massagem pode ser útil para paciente em pós-operatório, mulheres grávidas e em pós-parto. Siga todas as orientações médicas e se ele estiver de acordo, agende uma avaliação gratuita na unidade mais próxima de você.

Fique de olhos em nossas redes sociais, acompanhe nosso blog e assine a nossa newsletter para mais posts sobre saúde e beleza. Até a próxima!

http://materiais.clinescultural.com.br/avaliacao-estetica-gratuita

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita