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Emagrecer com saúde: 7 dicas fundamentais

Emagrecer com saúde: 7 dicas fundamentais

Aqui no blog já falamos de mitos e erros mais comuns sobre emagrecimento. Quem deseja perder peso, normalmente quer que isso aconteça rápido, e esse é o motivo que leva ao comprometimento da própria saúde ao tentar reduzir medidas. Para quem está na busca de um corpo mais magro, o fundamental é entender que somente emagrecer não basta. É preciso primeiro definir bem as razões pelas quais desejamos perder peso e fazer uma análise dos hábitos atuais. Só depois teremos informações suficientes para traçar metas e fazer as mudanças corretas.

O ideal mesmo é procurar ajuda profissional antes de começar qualquer dieta para emagrecer, já falamos aqui no blog sobre quais profissionais podem te ajudar. No entanto, algumas dicas são universais. Vale começar por elas e garantir sua saúde física e mental, não só durante o “projeto verão”, mas também no dia-a-dia. Afinal, se manter saudável não é só questão de peso. Veja então 5 dicas fundamentais para emagrecer com saúde:

  1. Faça um detox mental

A primeira dica é a mais importante de todas, e não tem nada a ver com alimentação ou exercícios. Se você está na luta contra os quilinhos a mais, seu maior inimigo não são as calorias, e sim sua própria mente. Se pergunte se sua vontade de emagrecer é verdadeira, se a sua ṕreocupação é puramente estética e se ela faz sentido. Se o seu objetivo foi traçado somente com base em sentimentos de baixa-auto estima, pressão de outras pessoas ou padrões de beleza, revise seus motivos. Faça as pazes com seu corpo antes de fazer um compromisso consigo mesma. Se isso parecer uma tarefa difícil, não tenha receio de procurar ajuda, seja com um amigo ou com um profissional. Cuide bem da sua saúde mental assim como você se esforça para cuidar da sua saúde física.

bom sono

  1. Durma bem

Um sono de qualidade é fundamental para regular os hormônios. Durante a noite o metabolismo aumenta para que os hormônios sejam regulados. Se os níveis de hormônios estiverem devidamente equilibrados uma alimentação saudável e regulada se torna algo natural. Com o metabolismo acelerado, a queima de gordura aumenta significativamente, facilitando o emagrecimento. Além disso, uma boa noite de sono é capaz de melhorar o humor e proporcionar muito mais disposição durante o dia. Mas para que isso aconteça são necessárias no mínimo 7 horas de sono completas. Se você tem dificuldades para dormir, algumas dicas podem ser seguidas, como

  • Faça algum exercício leve antes de dormir  para que seu corpo sinta necessidade de relaxamento.

  • Regule a temperatura do seu corpo na hora do sono. Segundo estudos nosso corpo se resfria durante o sono. Há quem diga deixar os pés do lado de fora da coberta pode ajudar a ter um sono de qualidade.

  • Evite tomar muitas bebidas energéticas como o café.

  • Tenha um horário regulado para dormir e acordar.

  • Tome leite ou chás quentes antes de dormir. Chás de camomila ou maracujá são ótimos calmantes

 

  1. Acelere seu metabolismo

Todo mundo conhece aquela história de que comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo e só assim é possível emagrecer rápido. De fato, ficar muito tempo sem comer pode diminuir a queima de gordura. Mas não existe uma regra ou tempo determinado para se alimentar. O importante é comer corretamente em períodos não muito longos para que o corpo gaste energia digerindo e não entre em um estado chamado de catabolismo: quando o organismo é obrigado a recorrer às reservas de nutrientes e economizar energia, queimando menos calorias durante o dia.

Além disso, existem outras dicas bem mais valiosas para acelerar a queima de gordura no dia-a-dia, veja só:

  • Beba bastante água de preferência gelada: Manter-se hidratado garante que as reações químicas que acontecem no organismo aconteçam corretamente. Além disso, tomar água gelada induz o corpo a gastar energia para reduzir a temperatura do líquido.

  • Não abra mão do um café da manhã: Se você se alimenta bem nas primeiras horas do dia é menos provável que você sinta muita fome e exagere na calorias antes das demais refeições.

  • Invista em alimentos naturais ricos em fibras e proteínas: Esses proporcionam mais saciedade e demandam mais energia para mastigar e digerir.

  1. Diminua o sal e o açúcar

Reduzir o consumo de sal e açucar pode trazer muitos benefícios a saúde. Isso não quer dizer que você deve cortar de vez os dois temperos. Uma dica simples é ficar atento a alimentos industrializados. Muitos possuem níveis muito elevados de sódio. Esse elemento induz a retenção de líquido, causando inchaço. Já o açúcar é um facilitador do acúmulo de gordura. Ele libera hormônios que provocam sensação de bem estar. Por isso as vezes abusamos dos doces e nos arrependemos logo depois.

Optar por mais alimentos naturais na alimentação é uma ótima saída. Além de possuírem níveis bem mais reduzidos dessas substâncias, são ricos em fibras, vitaminas e outros nutrientes que trazem bem mais benefícios à saúde que alimentos processados.

mastigar bem

  1. Mastigue bem os alimentos

Durante a mastigação nosso cérebro recebe estímulos para induzir a produção de substâncias específicas que farão a digestão. Essas substâncias farão com que o alimento seja digerido corretamente para que o organismo absorva todos os nutrientes fornecidos. Por isso, mastigar bem os alimentos garante que o corpo se mantenha saudável e aproveite ao máximo todos os benefícios dos alimentos. Além disso, o ato de mastigar por si só requer um gasto de energia.  

Essas 5 dicas são fundamentais para iniciar um processo de emagrecimento de maneira saudável e consciente. Mas mais uma vez ressaltamos, não abra mão de orientação profissional. Se você ainda não sabe como começar, a Clin conta com programas de emagrecimento completos. Esses programas são montados pelo médico responsável, tudo de maneira personalizada. Caso se interesse, faça uma avaliação em uma de nossas unidades e conheça melhor os programas. A avaliação é totalmente gratuita, feita pelo nosso médico responsável, Dr. Alexandre Adolfo.

 

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