Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Como tratar e evitar manchas no rosto

Como tratar e evitar manchas no rosto

Manchas na pele do rosto são um problema e podem prejudicar a autoestima de muita gente. Devido à fatores hormonais que explicaremos mais abaixo, as mulheres são as que mais sofrem com isso, muitas vezes tendo que recorrer a aplicar camadas e mais camadas de maquiagem para corrigir a aparência desuniforme da pele. Esse post vai te mostrar como tratar e evitar manchas no rosto.

Antes de tudo, saiba que nem todas as manchas são iguais. Elas podem ter formas e tonalidades diferentes, além de serem causadas pelo mais diversos motivos. Os tipos mais comuns de manchas no rosto e suas causas são:

  • Melanoses ou manchas senis: arredondadas e escuras, surgem em todo o corpo com o passar do tempo, resultado da exposição inadequada ao sol.

  • Sardas: Surgem em crianças ou jovens normalmente de pele clara após exposição em excesso ao sol.

  • Melasmas: É o comum o surgimento do melasma em mulheres que usam pílula anticoncepcional ou durante a gravidez pois são situações que causam o aumento da produção de estrógeno e progesterona, hormônios associados a esse tipo de mancha. Os melanócitos passam a produzir melanina em excesso, o que causa o escurecimento.  Mulheres de pele mais morena ou negra são mais suscetíveis ao problema. A exposição excessiva ao sol deve ser evitada. O uso de filtro solar precisa ser intensificado e associado à proteção com chapéus, guarda-sol, etc.

  • Manchas de acne: a inflamação da acne gera a hiperpigmentação da pele. Para evitar esse tipo de mancha é recomendado que a acne seja tratada e que em hipótese alguma as espinhas ou cravos sejam espremidas em casa, pois a unhas contém milhares de bactérias que podem até piorar o quadro e deixar cicatrizes. A limpeza de pele feita com um esteticista ou dermatologista, profissionais que possuem as ferramentas e as técnicas certas para extrair os cravinhos e espinhas sem causar mais danos e ainda diminuindo o aparecimento da acne.

Como você pode ter observado, o principal causador e agravador de manchas na pele é o sol. Pegar um solzinho com toda certeza é uma delícia e ainda faz muito bem pra saúde, mas o excesso é muito prejudicial à nossa pele. Evite a exposição das 10 às 16 horas, horário de maior incidência de radiação. Nem precisamos falar da importância o protetor solar, não é mesmo?

cuidados com a pele do rosto

Além disso, outros cuidados com a pele do rosto são muito importantes quando se fala em manchas. Os principais e mais simples são:

  • Limpar

Limpe bem a pele do rosto com produtos adequados, retirando maquiagem e qualquer resíduo ou impureza que os poros estejam sempre bem desobstruídos.

  • Tonificar

Os tônicos faciais realizam uma limpeza ainda mais profunda, mas não agridem a pele, e ainda são capazes de balancear o ph e reduzir os poros.

  • Hidratar

Esse talvez seja o cuidado mais importante, junto ao uso de protetor solar. O ressecamento prejudica a renovação celular e a produção de colágeno e só a hidratação pode devolver. Ela deve ser feita tanto com o uso de cremes, quanto com a ingestão de bastante líquido.

Ter uma rotina de cuidados com é muito importante para manter o viço e a beleza desse órgão e evitar qualquer tipo de problema, inclusive o surgimento de manchas.

O tratamento mais indicado vai depender muito do tipo de mancha e da gravidade e intensidade dela na pele. Apenas um dermatologista poderá saber qual o ideal em cada caso. Os mais indicados e eficientes são a luz pulsada e o peeling. Agora saiba mais sobre cada um deles.

Luz pulsada

luz pulsada

A luz intensa pulsada promete trazer de volta a cor uniforme da pele. O profissional responsável pelo procedimento utiliza um gel específico que facilita deslizamento da ponteira na pele. A ponteira emite disparos de luz que atingem o acúmulo de melanina.  

Além de combater as manchas na pele, o tratamento com a luz pulsada pode ajudar a acabar com outras imperfeições, como vasinhos aparentes no rosto, rugas e linhas de expressão, olheiras, poros dilatados, etc.

É muito importante consultar um profissional antes de realizar o procedimento para que uma avaliação completa seja feita. Nesse momento será definido se esse é realmente o melhor tratamento para cada caso e quantas sessões serão necessárias. O número de sessões pode variar de acordo com a intensidade das manchas.  

Geralmente o procedimento causa apenas um leve incômodo no local, dependendo muito da sensibilidade da pessoa. Um anestésico tópico pode ser aplicado antes para evitar o desconforto.

As sessõe duram entre 20 e 30 minutos e, logo após pode ser que o paciente sinta uma leve sensação de queimação e note uma vermelhidão, que passam rápido e podem ser aliviadas com cremes e loções calmante. Até 3 dias depois do tratamento a pele começa a descamar e os resultados podem ser notados em até uma semana após cada sessão.

A luz pulsada não é recomendada para mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação, pessoas com sensibilidade a luz ou que fazem tratamentos imunossupressores.

É recomendado que não seja aplicada maquiagem no dia da sessão e que se evite a exposição ao sol e seja aplicado protetor solar com regularidade durante todo o tratamento.

Peeling

peeling facial

Esse é um tratamento capaz de remover e renovar as camadas superficiais da pele. Existem dois tipo de peeling, o químico e o físico.

Peeling químico

Esse tipo de peeling é feito com a aplicação de ácidos específicos na pele (normalmente ácido hialurônico, ácido glicólico ou o ácido retinóico). O profissional deixa as substâncias agirem durante um tempo, o que provoca a descamação da camada superficial da pele estimulando a produção de colágeno.

Peeling físico

Já o segundo tipo, o peeling físico, age como uma esfoliação mecânica e profunda da pele que também provoca sua descamação e faz com que as células mortas sejam eliminadas. Entre os tipos de peeling físico estão o peeling de cristal e o peeling de diamante que são liberados com o uso de uma ponteira.

O tratamento também não é recomendado para grávidas e lactantes

Curtiu as nossas dicas de como tratar e evitar manchas no rosto? Esperamos que sim! Fuja do sol e abuse do protetor solar para evitar o problema, mas caso já sofra com as manchas agende uma avaliação gratuita em uma de nossas unidades para descobrir qual o tratamento indicado para você.

Qualquer dúvida entre em contato com a gente que vamos te ajudar! Até mais!

avaliacao gratuita

 

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita