Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Saiba como acabar de vez com o inchaço por retenção de líquido!

Saiba como acabar de vez com o inchaço por retenção de líquido!

Além de ser muito desconfortável, pois pode vir acompanhado de dores no corpo, o inchaço por retenção de líquido ainda pode prejudicar bastante a autoestima de quem sofre com o problema, já que a pessoa parece estar mais gordinha.

As partes do corpo mais afetadas com o inchaço por retenção de líquido geralmente são as pernas, pés, tornozelo, barriga, braços e até mesmo o rosto. O acúmulo de líquido no organismo pode ter várias causas, mas também pode ser evitado e tratado. Entenda agora o que você pode estar fazendo para provocar esse inchaço e o que que pode ser feito para eliminar o incômodo.  

O que é retenção de líquido?

o que e retencao de liquido

A retenção de líquido nada mais é que a acumulação de um excedente de água entre as células. Esse acúmulo causa um edema em determinadas partes, que é o inchaço. O portal do médico Draúzio Varella explica o fenômeno da seguinte forma:

Existem mecanismos muito sofisticados para manter o equilíbrio dos líquidos no corpo. Pouco mais de dois terços dele é composto por água. Entretanto, todos os fluidos corporais, inclusive o sangue, são compartimentalizados de acordo com sua função.

Desequilíbrios nesses mecanismos, tais como variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade, sedentarismo, entre outros fatores, podem favorecer o aparecimento do edema.

A retenção de líquido pode fazer com que o peso de uma pessoa varie até 2kg em um único dia, no entanto esse aumento de peso não corresponde à gordura corporal.

Geralmente as mulheres são as que mais sofrem com o inchaço por retenção de líquido por causa de alterações hormonais que acontecem na TPM, durante a menstruação e na menopausa. Pílulas anticoncepcionais também são associadas ao inchaço por retenção de líquido devido a dosagem hormonal que altera a concentração de água no organismo.

Grávidas também são muito afetadas pelos inchaços, principalmente nos últimos 3 meses de gestação.

Pessoas que passam muito tempo do dia sentadas ou levam uma vida muito sedentária também são mais propensas a apresentarem inchaço por retenção de líquido.

Cuide da sua alimentação

É possível reduzir a retenção de líquido fazendo algumas alterações na alimentação e adquirindo hábitos mais saudáveis. A primeira delas é ingerindo mais água, no mínimo 2 litro por dia, pois assim a eliminação é estimulada. Algumas bebidas diuréticas também auxiliam na eliminação do excesso de líquido, tais como chá de hibisco ou chá verde.

É muito importante evitar alimento com uma concentração muito alta de sódio, já que a substância é uma das principais causadoras de retenção de líquido. Ao cozinhar, modere na quantidade de sal, que contém muito sódio. Opte por outros temperos.

O sódio geralmente também está muito presente em alimentos processados e industrializados como biscoitos, salgadinhos, macarrão instantâneo, fast food e enlatados e embutidos em geral. Por isso é tão importante preferir alimentos mais frescos e naturais.

Bebidas à base de cafeína também devem ser evitada ou consumidas em menor quantidade, isso porque a substância colabora para a desidratação do organismo, favorecendo retenção de líquido. Portanto para se livrar do inchaço o ideal é ficar longe de café, chá mate ou preto, refrigerantes (que também contém uma quantidade muito grande de sódio), etc.

Por outro lado, é recomendável ingerir alimentos ricos em magnésio, potássio e vitamina B6. Eles atuam no bom funcionamento do organismo e ajudam a reduzir o nível de sódio. São encontrados em alimentos como banana, tomate, abacate, castanhas, grão integrais, etc.

Drenagem linfática

drenagem linfatica inchaco retencao de liquido

A drenagem linfática consiste numa técnica de massagem específica focada na estimulação do sistema linfático. Ela precisa ser feita por um profissional qualificado para que se obtenha os resultados desejados.

O massagista realiza uma série de movimentos suaves e contínuos que direcionam as toxinas e os líquidos em excesso para a corrente sanguínea e depois são eliminados na urina.

Como os movimento são suaves, o tratamento é ideal para mulheres que sofrem muito com os outros efeitos da TPM além do inchaço por retenção de líquido, já que a massagem é bem relaxante e agradável.

Saiba tudo sobre a drenagem linfática aqui neste post só sobre o assunto.

Para saber se a drenagem é o tratamento ideal para você agende uma avaliação gratuita na unidade Clin Escultural mais próxima. Além da massagem, contamos com uma grande variedade de tratamento que vão te ajudar a se sentir melhor.

Também estamos sempre produzindo o melhor conteúdo sobre saúde e beleza em nosso blog. Assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais para nunca perder nada! Até a próxima!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita