Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Mitos e verdades sobre a acne

Mitos e verdades sobre a acne

Cravos e espinhas são problemas de pele bem chatos que normalmente atrapalham bastante a autoestima da pessoa afetada. Homens e mulheres sofrem com a acne e a intensidade pode variar de acordo com vários fatores.

O assunto gera muitas dúvidas e controvérsias. Muita informação errada é veiculada e existem várias crenças sem nenhum embasamento científico circulando por aí, principalmente na internet. O post de hoje veio para explicar os principais mitos e verdades sobre a acne e te ajudar a entender o que está por trás de cada um deles. Vamos aos fatos!

Chocolate dá espinha

Essa talvez seja a frase mais ouvida se tratando de acne. Ela não é totalmente falsa, mas o grande vilão não é o cacau em si, e sim a gordura saturada e a grande quantidade de açúcar presente no doce, principalmente nos chocolates ao leite e no branco. O excesso de gordura favorece desregulações hormonais que aumentam a produção de sebo.

Sendo assim, além desse tipo de chocolate, é bom evitar outros alimentos muito gordurosos e/ou açucarados, como batata frita, refrigerantes, biscoitos recheados, salgados industrializados, etc.

Acne é coisa de adolescente

Como dissemos no tópico anterior, a acne está muito relacionada à desregulações hormonais. E em qual faixa etária esses desequilíbrios costumam acontecer com maior frequência? Na puberdade e adolescência. E é justamente por isso que há uma tendência a se acreditar que a acne é exclusividade dos adolescentes.

No entanto, alterações hormonais são algo que podem acometer pessoas de qualquer idade. Inclusive é muito comum que mulheres mais velhas sofram com espinhas e cravos, é o que chamamos de acne da mulher adulta. De predisposição genética, TPM e estresse, vários fatores podem favorecer o aparecimento de cravos e espinhas em adultos.

Protetor solar causa acne

Este é um mito extremamente falso e perigoso, pois ninguém em hipótese alguma deve ficar sem usar protetor solar.

O argumento por trás desse mito é que antigamente vários produtos para pele, inclusive os filtros solares, eram comedogênicos, ou seja, obstruíam os poros e aumentando a produção de sebo.

Pessoas com a pele oleosa ou acneica não devem deixar de usar protetor solar, basta apenas optarem por produtos formulados especialmente para esses tipos de pele, livre de óleos na composição, com toque seco e em gel, por exemplo.

Não fazer uso do protetor solar ainda colabora na piora de cicatrizes e manchas de acne.

Quem tem acne não deve hidratar a pele

Se tratando de hidratantes para pele oleosas e acneica, a lógica é a mesma do protetor solar: os produtos devem ser específicos para esse tipo de pele. Atualmente o mercado de cosméticos oferece muitas opções de hidratantes e demais produtos com texturas mais leves e que podem ajudar quem sofre com acne.

Lavar o rosto com frequência melhora a acne

Muitas pessoas acreditam que para se livrar da acne devem acabar totalmente com a oleosidade do rosto e por isso costumam lavar com frequência excessiva a pele, seja apenas com água ou aplicando sabonete mais vezes que o recomendado.

Esse hábito ainda pode piorar ainda mais o quadro de acne, pois gera um fenômeno conhecido como “efeito rebote”, que é o efeito contrário ao que se esperava ao realizar uma ação. Isso acontece porque quanto mais se lava o rosto e é retirada a oleosidade, a hidratação natural da pele também é removida, fazendo com que o nosso organismo “entenda” que deve produzir ainda mais sebo como forma de proteção contra o ressecamento.

O efeito rebote não é exclusividade de peles oleosas, peles normais e mistas também podem sofrer com ele quando há uma remoção em excesso da oleosidade natural. Para evitar, basta lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, ao acordar e antes de dormir, e hidratar com o produto adequado.

Este foi o nosso post sobre mitos e verdades sobre a acne. Conhece mais algum mito ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários abaixo que a gente te ajuda! Você pode deixar também alguma sugestão de assunto que quer ver sendo abordado aqui no blog. Acompanhe a nossa página no Facebook para ver tudo em primeira mão.

Saiba também que a ClinEscultural conta com uma infinidade de tratamento que podem ajudar homens e mulheres de todas as idades a lidar com a acne. Para saber mais agende uma avaliação gratuita na unidade mais próxima de você.

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita