Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

O que é e como calcular o IMC

O que é e como calcular o IMC

Se a preocupação com a balança alguma vez já passou pela sua cabeça, seja por estética, seja por questões de saúde, é muito provável que você já tenha ouvido falar na sigla IMC, o Índice de Massa Corporal.

O método de medida foi desenvolvido pelo astrônomo e matemático belga Lambert Adolphe Jacques Quetelet no fim do século XIX, quando trabalhou para o governo francês. O índice de medida foi aderido pelo pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como forma de medir a obesidade.

Para calcular o IMC basta dividir o número do peso em quilogramas pela altura em metros quadrados. Por exemplo se uma pessoa pesa 55 quilos e mede 1,60 metros, seu IMC é calculado assim: 55 kg/1,60 m = 21,25.

tabela imc

A tabela simplificada deve ser considerada da seguinte maneira:

  • Menor de 18,5: Baixo peso

  • 18,5 até 24,9: Peso Adequado

  • 25 até 29,9: Sobrepeso

  • 30 até 34,9: Obesidade Grau 1

  • 35 até 39,9: Obesidade Grau 2

  • Igual ou acima de 40: Obesidade Grau 3

Sendo assim, o resultado do caso do exemplo, 21,25, está dentro do normal e a pessoa está no seu peso ideal segundo o IMC.

Pessoas com o IMC muito baixo também são uma preocupação. São pessoas que tem uma tendência maior a terem problemas como infertilidade, queda de cabelo, unhas enfraquecidas, ausência da menstruação, alterações do sistema nervoso, debilidades físicas, problemas intestinais, baixa na imunidade, etc. A indicação nesses casos é aumentar a ingestão de alimento ricos em nutrientes, mas principalmente procurar ajuda médica e de um nutricionista.

Controvérsia

controversia imc

Alguns estudos apontam que mesmo pessoas dentro do IMC ideal, mas com acúmulo de gordura na região abdominal, tem mais chances de ter doenças cardiovasculares, ou seja, problemas de coração. Essa condição não está diretamente relacionada à obesidade, já que mesmo pessoas magras podem apresentar uma barriga mais saliente, o que coloca em cheque a exatidão do Índice de Massa Corporal.

Há ainda alguns casos em que o IMC não deve ser tido como parâmetro. É o caso de atletas e de pessoas muito musculosas, pois a quantidade de massa magra é muito alta e o índice não leva em consideração o peso da musculatura, idosos, pois há uma tendência natural a perdermos a massa magra e a densidade óssea e grávidas, já que o desenvolvimento do bebê não entra na conta.  

Mesmo com essa controvérsia, o Índice de Massa Corporal ainda é bastante popular e relevante. Ele é um método muito simples, sua medição é muito fácil e rápida, dispensando qualquer tipo de equipamento para ser calculado. Pode não ser o índice mais complexo e acertado, mas ainda serve como um norteador muito forte de gordura e obesidade.

O IMC serve principalmente como um sinal de alerta, a própria pessoa pode calcular seu índice e procurar ajuda caso o resultado aponte um estado nutricional abaixo ou acima da média, que pode ser a desnutrição ou a obesidade.

Nós da ClinEscultural reforçamos que o ideal é sempre buscar uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis, como a prática regular de exercícios físicos, pois um corpo bonito esteticamente é reflexo e consequência de uma vida equilibrada.

Caso você precise de ajuda para mudar de vida e alcançar seus objetivos, entre em contato com a gente. Contamos com um programa de emagrecimento saudável acompanhado. Nele você vai contar com vários profissionais especializados que criarão cronogramas completos e personalizados para o seu caso. Nada de dietas padronizadas e irreais! Nosso programa visa em primeiro lugar a saúde e o bem estar de cada paciente.

Para saber mais agende uma avaliação gratuita na unidade mais próxima de você. Vamos ficar muito felizes em poder tirar suas dúvidas e te ajudar nessa jornada! Acompanhe o nosso blog e nossas redes sociais e assine a nossa newsletter para sempre receber o melhor conteúdo sobre saúde e beleza. Até a próxima!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita