Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Outubro rosa: previna-se contra o câncer de mama

Outubro rosa: previna-se contra o câncer de mama

Nós da ClinEscultural sabemos que boa parte dos nossos clientes e público é formado por mulheres. Pensando nisso, aderimos à essa nobre causa do Outubro Rosa, uma campanha em prol da conscientização e prevenção do câncer de mama.

E é por isso que no post de hoje a gente explica um pouco sobre esse movimento tão importante, além de dar dicas para que você possa se prevenir e até mesmo conscientizar outras mulheres. Vamos lá!

Outubro rosa - conscientização e prevenção

O Outubro Rosa é uma campanha internacional, acontecendo no mundo inteiro desde os anos 90. Teve início em Nova York, nos Estados Unidos, com uma corrida organizada pela Fundação Susan G. Komen for the cure, com o intuito de arrecadar dinheiro e alertar sobre a doença. Os participantes usaram um laço rosa colado na roupa na altura do peito. Esse laço se tornou o símbolo da campanha.

Todo o objetivo da campanha é levantar a discussão sobre a conscientização sobre a doença, que é uma das que mais mata mulheres no mundo inteiro, e a importância do diagnóstico precoce.

É possível prevenir?

O câncer de mama também é associado à predisposição genética. Ou seja, mulheres com histórico da doença na família possuem maiores chances de desenvolver esse tipo de câncer, precisando ter cuidado redobrado e um acompanhamento ainda mais próximo.

No entanto, a Fundação do Câncer informa que é possível sim adotar alguns hábitos diários que são capazes de reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer de mama.

O principal deles é manter uma vida equilibrada, com a adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas. Dessa maneira é possível reduzir em  28% as chances do surgimento do câncer. Isso porque a obesidade é apontada como um fator de risco.

A amamentação por mais de 12 meses é considerada como uma forma de prevenção, assim como evitar o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais.

O consumo exagerado de álcool e o tabagismo também são considerados fatores de risco para o desenvolvimento não só do câncer de mama, mas também de outros tipos de tumores. Portanto é recomendável evitar o uso dessas substâncias.

Principais sintomas e auto-exame

A campanha do Outubro Rosa incentiva a realização do autoexame, que é quando a própria mulher pode detectar algumas alterações nos seios, como caroços. Mas é importante alertar que somente ele não é capaz de identificar nódulos na fase inicial da doença, período em que a chance de cura é maior.

O Ministério da Saúde recomenda que seja feita a mamografia de rastreamento anualmente por mulheres de 50 a 69 anos ou até mesmo antes, caso haja histórico familiar ou alguma outra predisposição.

E mesmo as mulheres mais jovens devem ficar alertas a alguns sintomas: alteração na cor ou espessura da pele na região dos seios, alterações na aréola do mamilo acompanhada de coceira e saída de secreção, etc. Procure um médico ao notar qualquer um deles.

Tratamento

A detecção precoce do câncer de mama aumenta imensamente as chances de cura. Quando descoberto logo no início, 98% dos casos são curáveis. Por isso essa campanha de conscientização é tão importante, para que as mulheres sejam capazes de buscar ajuda o quanto antes.

O tratamento pode ser feito com cirurgias, como mastectomias, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. E quando há a retirada da mama, ainda é possível realizar cirurgias conservadoras e de reconstrução mamária.

Esse foi o nosso post de hoje sobre o Outubro Rosa e a sua importância para a conscientização e a prevenção do câncer de mama no mundo inteiro. A ClinEscultural enfatiza a importância de fazer o auto-exame e procurar orientação médica ao menor sinal possível.

Cuide de você e de outras mulheres que você ama. Compartilhe este post com suas amigas e familiares! Continue acompanhando as nossas publicações. Assine a newsletter e siga as nossas redes sociais. Até a próxima!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita