Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Como peeling, laser e cremes faciais podem ajudar a melhorar a pele do rosto

Como peeling, laser e cremes faciais podem ajudar a melhorar a pele do rosto

Acne, manchas, cicatrizes, etc., são condições que podem acometer a qualquer um, mas que que podem afetar a auto-estima de muitas pessoas. Felizmente, hoje em dia existem vários tratamentos que podem ajudar a melhorar a pele do rosto ou até mesmo a acabar com essas chateações.

Lembramos sempre que o ideal é sempre buscar a orientação de um médico dermatologista. Ele é o profissional mais adequado para identificar, tratar e ajudar a prevenir quaisquer problemas de pele.

Sabendo disso, vamos agora informar um pouco mais sobre os problemas de pele mais comuns, quais são os melhores tratamentos existentes no mercado, peeling, laser e cremes faciais e como eles podem te ajudar a ter a pele dos sonhos!

Manchas

As manchas no rosto podem se apresentar de diversas formas e em diferentes cores. Consideramos que qualquer alteração de cor em determinada região da pele se caracteriza como uma mancha. Alguns tipos de manchas que surgem devido determinados fatores, podem ser controladas ou eliminadas, como as manchas senis, pós inflamatórias ou manchas hiperpigmentadas que surgem durante a gravidez.

Os tipos de manchas mais comuns são:

  • Melanoses ou manchas senis - arredondadas e escuras, podem surgir em todo o corpo com o passar do tempo, resultado da exposição exagerada e sem proteção ao sol.

  • Sardas - surgem em crianças ou jovens normalmente de pele clara após exposição em excesso ao sol.

  • Melasmas: o surgimento de melasmas em mulheres que usam pílula anticoncepcional, durante a gravidez ou após exposição excessiva ao sol é bastante comum. O excesso de estrogênio e progesterona podem estar relacionados ao surgimento desse tipo de manchas em mulheres que já possuem uma predisposição genética.

  • Manchas de acne: lesões causadas por hiperpigmentação após a inflamação da acne.

Quase sempre a exposição prolongada ao sol é a grande vilã da pele, podendo causar ou agravar a maioria dos problemas. Por isso recomendamos fortemente que você sempre use filtro solar e que evite o sol entre as 10 e as 16 horas, horário de maior radiação UVB

Acne e cicatrizes

A acne ocorre quando os folículos da pele do rosto, colo, costas ou pescoço ficam obstruídos por sebo e células mortas, normalmente, causando inflamações. Essas inflamações possuem uma elevação avermelhada ou esbranquiçada podendo apresentar pus.

Em muitos casos elas deixam um grande número de cicatrizes que podem gerar grande incômodo estético. Para que isso não aconteça em hipótese nenhuma esprema cravos ou espinhas com as unhas, pois elas contem microorganismo que podem piorar a situação.

Adolescentes tendem a sofrer mais com a acne devido às várias alterações hormonais que fazem com que as glândulas sebáceas produzam mais sebo. O consumo excessivo de doces e alimentos gordurosos também favorecem o aparecimento de cravos e espinhas.

creme-facial

Cremes a base de ácidos

Os cremes, quando indicados por um profissional e usados de maneira correta, são ótimos aliados para ajudar a melhorar a pele do rosto. A indicação leva em conta vários fatores, tais quais idade, genética, tipos e tons de pele, etc. Muitos também não podem ser usados juntos, podendo causar irritações, queimaduras, alergias e até mais manchas. Por isso é tão importante a consulta com um dermatologista.

Geralmente os tratamentos com cremes podem ser combinados com os outros tratamentos, peeling e laser, para que os resultados sejam ainda melhores.

Esses cremes geralmente possuem algum ácido em sua composição que promove algum benefício para a pele, porém os tratamentos costumam ser mais demorados. Ácidos como o glicólico, salicílico, retinoico, etc., são capazes de clarear manchas ou até mesmo favorecer a absorção de outros componentes da fórmula do produto.

Cremes a base de hidroquinona, ácido kójico, ácido mandélico e de arbutin, impedem a formação de pigmentos que produzem as manchas pois essas substâncias inibem a formação de uma enzima responsável por produzir e distribuir a melanina. Elas também favorecem a renovação celular.

Peeling

O peeling é um procedimento estético para remoção e renovação das camadas superficiais da pele. Além da  indicação para tratamento de manchas e cicatrizes, também  podem ser úteis para procedimentos de rejuvenescimento e contra a flacidez. Grávidas e lactantes não devem se submeter a esse tratamento Existem diferentes métodos de peeling, confira abaixo os mais comuns e suas indicações:

Peeling químico

O peeling químico é realizado com ácidos específicos que provocam a descamação da camada superficial da pele e estimulam a produção de colágeno. Os ácidos mais utilizados nesse método são o ácido hialurônico, ácido glicólico ou o ácido retinóico. É indicado para tratamento de manchas e rugas finas. Melhora o aspecto de pequenas lesões e clareia levemente o rosto.

Peeling físico

O peeling físico é uma esfoliação mais profunda da pele provocando sua descamação. Entre os tipos de peeling físico estão o peeling de cristal e o peeling de diamante, indicado para amenizar rugas finas, clareamento da pele, tratamento de estrias, cravos e foliculite.

Laser

O Laser de Erbium Fracionado é utilizado em tratamentos para regeneração da pele. Possui efeito semelhante ao conhecido Laser de CO2 Fracionado. A diferença entre as duas tecnologias é que o Laser de Erbium oferece menor risco na aplicação em peles de tonalidade mais escura e que apresentam maior sensibilidade. É recomendado para o tratamento de clareamento de manchas e cicatrizes de acne, além de  rejuvenescimento.

O laser de Erbium atua removendo a camada superficial da pele, eliminando células envelhecida e estimulando a renovação da pele. Além disso, o procedimento remodela as fibras de colágeno dando mais firmeza ao tecido cutâneo e reduzindo rugas e linhas de expressão.

A aplicação do laser dura de 20 a 30 minutos dependendo do tipo de tratamento. São recomendadas de 2 a 5 sessões. Esse tratamento também não é recomendado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas com sensibilidade a luz ou que fazem tratamentos imunossupressores.

Agora você já sabe um pouco mais sobre esses problemas, assim como a importância de se consultar com um dermatologista e usar filtro solar. Manter uma alimentação balanceada também pode ajudar a melhorar a pele do rosto  Marque uma avaliação gratuita na unidade mais próxima de você que te orientaremos sobre o tratamento adequado para sua pele! Qualquer dúvida entre em contato que ficaremos muito felizes em te ajudar!

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita