Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Principais cuidados com a pele oleosa

Principais cuidados com a pele oleosa

Esta talvez seja a pele mais comum entre a população brasileira, apresenta um brilho em excesso, poros mais irregulares e aparentes, etc. Essas são algumas das principais característica do tipo de pele que iremos falar hoje aqui no blog.

Quem tem a pele oleosa precisa tomar alguns cuidados diários e de produtos específicos para controlar a oleosidade excessiva. Por isso este post mostra quais são os principais cuidados com a pele oleosa. Vamos conferir!

O que é uma pele oleosa?

Esse tipo de pele é descrita como a mais mais propensa a desenvolver cravos e espinhas, isso é devido ao excesso de sebo em sua superfície. Além disso e das características citadas bem no início deste post, sua aparência é mais espessa.

Mas nem tudo é tão ruim assim, a pele oleosa é bem mais resistente aos sinais de envelhecimento que a pele seca, por exemplo. O sebo e a oleosidade acabam fazendo uma camada de proteção que faz com que a luz solar seja melhor refratada.

No entanto, isso não significa que a proteção solar deve ser deixada de lado. Ela, junto à um série de outros cuidados, são essenciais para a saúde e beleza das peles oleosas.

Quais são os principais cuidados?

Muitas pessoas acreditam que a solução para a oleosidade em excesso é apenas lavar a pele sempre que o brilho começar a surgir e acabam fazendo a limpeza diversas vezes ao dia, algo totalmente desnecessário e errado.

A recomendação dos dermatologistas é lavar a pele apenas pela manhã ao acordar e à noite, antes de dormir. Pode parecer contraditório, mas lavar o rosto em excesso causa o que chamados de “efeito rebote”, uma tentativa de proteção da pele e do organismo que ocorre quando além do excesso de sebo, a oleosidade natural da pele também é removida, que faz com que ainda mais sebo seja produzido.

Consulte um médico para que seja indicado um sabonete específico para a pele oleosa e ao lavar o rosto, opte pela água fria ou em temperatura ambiente. Esse cuidado é necessário, pois a água quente remove os óleos e a hidratação natural da pele, também contribuindo para o efeito rebote por causa do ressecamento.

De modo nenhum deixe de hidratar a pele, pois a hidratação apropriada também é capaz de controlar a oleosidade. Os produtos precisam ter o toque leve e seco, específicos para esse caso. Um produto mais leve que pode ser usado como hidratante é a água termal, uma água com alta concentração de sais minerais e proveniente de fontes termais.

Outro mito bastante difundido é o de que protetores solares aumentam a oleosidade. Mas o uso de filtro solar é indispensável, assim como para qualquer outro tipo de pele. O que acontecia é que antigamente esses produtos possuiam fórmulas muito densas e com substâncias que realmente eram capazes de entupir os poros e aumentar a produção de sebo.

Os protetores solares, assim como os hidratantes para peles oleosas, devem ser oil free, ou seja, livres de óleos em suas fórmulas.

Limpeza de pele profunda

Outra solução que pode ser bastante benéfica para quem tem pele oleosa é realizar de tempos em tempos uma limpeza de pele mais profunda com profissionais. Como o excesso de oleosidade tende a favorecer o surgimento da acne, realizar a limpeza ajudar bastante neste aspecto, pois um dos passos é a extração de cravos e espinhas.

No entanto, a extração precisa ser feita da maneira correta. Caso contrário há o risco da pele ficar com cicatrizes, manchas e até mesmo infeccionar.

Praticamente todas as pele podem se beneficiar com uma limpeza de pele mais profunda, o que vai variar é a frequência da necessidade de realizar o tratamento. Agende uma avaliação gratuita na unidade ClinEscultural mais próxima de você para que nossos especialista analisem o seu caso.

Este foi o post de hoje sobre os principais cuidados com a pele oleosa! Esse é o seu tipo de pele? Então coloque nossas dicas em prática no seu dia a dia para controlar a oleosidade excessiva e evitar cravos e espinhas.

Caso esse não seja o seu caso, compartilhe o post com alguém que precise dessas dicas e deixe nos comentários o seu tipo de pele para que a gente possa te ajudar também! Até a próxima.

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita