Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Principais cuidados com a pele do homem

Principais cuidados com a pele do homem

A pele do homem também sofre muito com a radiação solar, poluição, além de agressões mecânicas como a do ato de raspar ao fazer a barba. Se não for bem cuidada, ela pode passa a ter um aspecto feio e apresentar sinais de envelhecimento precoce.

Aqui em nosso blog em outra oportunidade, já demos algumas dicas gerais de beleza para homens que se cuidam. Mas hoje, que tal ir mais além e saber mais sobre cuidados com a pele do homem?

Características da pele masculina

A pele masculina tem tendência a ser mais oleosa e áspera, além de possuir pelos grossos, isso por causa da grande quantidade de testosterona, hormônio mais presente em homens do que em mulheres.

Por esse motivo a pele dos homens têm uma tendência maior a acne, apresentando mais cravos e espinhas, e a ter os poros mais dilatados.

Cuidados com a pele sensível

Apesar da pele do rosto masculino ser mais áspera e densa, alguns homens também podem sofrer com uma sensibilidade da cútis. Isso pode fazer com que a face apresente vermelhidão, irritabilidade, descamação, rosácea, foliculite, etc.

Alguns desses problemas costumam piorar no inverno, quando o clima fica mais seco e a pele fica mais ressecada. O barbear também pode fazer com que a pele sensível fique ainda mais debilitada, principalmente se for feito com lâmina descartável. A lâmina em contato com a pele ao raspar os pelos causa um atrito muito grande que pode irritar com facilidade.

O ideal é procurar um médico dermatologista e investigar a causa da sensibilidade. Esse tipo de pele também cuidados mais específicos para que se mantenha sempre saudável e bonita. Desde sabonetes neutros para a limpeza, a hidratantes e loções com ação calmante, várias medidas podem ser tomadas para aliviar e cuidar da pele sensível.

O homem também deve evitar lavar o rosto com água muito fria ou quente, evitando extremos que acabam ressecando ainda mais.

Cuidado ao se barbear e no pós-barba

Como dissemos mais acima, o ato de barbear, especialmente com lâmina descartável, é bastante agressivo com a pele. O atrito da raspagem acaba eliminando a camada superior das células, deixando a pele mais suscetível às influências externas.

Tanto é que cerca de 40% dos homens desenvolvem problemas de pele, como a foliculite, por se barbearem com lâmina.  Para evitá-los, um paliativo é usar apenas lâminas novas, bem afiadas e com a pele bem lubrificada para facilitar o deslizamento. Depois ainda é necessário acalmar a pele com produtos específicos para o pós-barba.

Mas se quer realmente se livrar dos problemas relacionados ao ato de barbear, o ideal é investir na depilação a laser, mais definitiva e segura. Ela pode ser feita na barba inteira ou apenas no contorno.

Os pelos vão sendo eliminados gradativamente pela energia do laser ao atingir a melanina, pigmento encontrado na raiz do fio que é destruída e ao decorrer das sessões vai perdendo a capacidade de produzir novos fios. A depilação a laser feita com aparelhos como o Soprano XL, que é o utilizado na ClinEscultural, é indolor é causa no máximo uma irritação momentânea.

Evitar e reverter os efeitos do tempo

O fato de a pele do homem ser normalmente mais oleosa do que a da mulher não é algo totalmente negativo, uma vez que peles oleosas têm a tendência a demorar mais a apresentarem os sinais da idade. Dessa forma, a pele masculina demora mais a desenvolver rugas, linhas de expressão e flacidez.

No entanto, homens são bem menos incentivados a cuidar da pele do que mulheres, o que faz com que esses problemas apareçam com muito mais intensidade, mesmo demorando mais a surgir.

O primeiro cuidado, e provavelmente o mais importante para evitar os sinais de idade é fazer o uso constante de protetor solar. Os mais recomendados para a pele masculina, que é mais oleosa, são os livres de óleo e com toque seco.

O homem também pode usar cremes anti-idade. Consulte um dermatologista para saber qual o mais indicada. Geralmente esse tipo de produto possui uma indicação para cada faixa etária.

Cada vez mais homens têm procurado tratamentos específicos para rejuvenescimento em clínicas de estética. Eles perceberam que não é uma exclusividade feminina. Confira nosso post com os principais tratamentos disponíveis no mercado e saiba quais os benefícios de cada um deles.

O que achou do nosso post sobre cuidados com a pele do homem? Já coloca em prática algum deles? Tem alguma sugestão de outros cuidados? Conte pra gente nos comentários! Caso tenha alguma dúvida agende uma avaliação gratuita com nossos profissionais. Nós podemos te ajudar!

E para não perder nenhum conteúdo do nosso blog você pode assinar a nossa newsletter e siga a gente nas nossas redes sociais. Até a próxima

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita