
Todo mundo conhece o suco verde como o suco emagrecedor, ou suco detox. Ele se popularizou como a solução para o pós festas de fim de ano, desintoxicante natural que elimina todos os quilinhos a mais. Mas você sabe de fato como ele pode ajudar na perda de peso? A verdade é que o suco verde por si só não emagrece. Ele pode ajudar no emagrecimento, mas somente uma dieta completa e balanceada trará resultados satisfatórios.
O suco verde serve mais como uma ótima fonte de nutrientes que ajudam a regular as funções básicas do organismo. Ele melhora o funcionamento do intestino, diminui a fadiga e como maior benefício para as mulheres, reduz a retenção de líquido melhorando o inchaço e a celulite. Neste post vamos explicar melhor os benefícios desse alimento e pra ficar ainda melhor, montamos 4 receitas deliciosas de suco verde para você inserir na sua dieta.
Como o suco verde ajuda a emagrecer
Por ser um alimento líquido, todos os nutrientes presentes nos sucos verdes são absorvidos mais facilmente. Isso também facilita a vida de quem não é lá muito fã de comer legumes e folhas nas refeições. Um suco verde feito com os ingredientes corretos deve ser rico em fibras, vitaminas e minerais. As fibras irão regular o funcionamento do intestino e os demais nutrientes irão ajudar a equilibrar os níveis hormonais e melhorar o funcionamento do sistema imunológico. Com tudo funcionando corretamente, o organismo elimina com mais facilidade toxinas acumuladas e nos dá mais disposição para encarar atividades do dia a dia, fazer exercícios físicos e manter uma alimentação saudável.
Mas para obter todos os benefícios do suco verde é preciso se atentar a algumas regras:
-
Evite utilizar os mesmos ingredientes todos os dias, algumas folhas em excesso podem ser prejudiciais ao fígado, como a couve e o espinafre
-
Não acrescente açúcar. Utilize sempre uma fruta para adoçar.
-
Não coe o seu suco. A maior fonte de fibras acaba indo pro lixo se você coar.
-
Tome assim que fizer. Assim todos os nutrientes estarão preservados.
-
Utilize vegetais orgânicos sempre que possível.
-
Prefira tomar o suco em jejum pela manhã pra facilitar a digestão.
Mitos sobre o suco verde
Os sucos detox se tornaram extremamente populares nos últimos anos. Em qualquer canal de mídia sobre nutrição e emagrecimento é possível encontrar informações e receitas sobre sucos verdes. Mas é preciso ter cuidado com os mitos que envolvem a receita, veja alguns deles:
-
Tomar suco verde todo dia emagrece
Como dissemos, o suco verde por si só não emagrece. Ele apenas regula o organismo e dá mais aparato para encarar uma reeducação alimentar e atividades regulares. O que pode acontecer é a diminuição rápida do inchaço com a ingestão do suco regularmente.
-
O suco sempre deve ter couve na receita
A rotatividade dos ingredientes é extremamente importante, cada um deles possui diferentes quantidades de nutrientes. Nutricionistas apontam que a couve em excesso pode prejudicar o funcionamento da tireóide, por isso não é recomendado seu consumo diário no suco verde.
-
O suco verde deve substituir o café da manhã para ter resultado
De maneira nenhuma o suco deve substituir uma refeição, a menos que seja indicação médica ou do nutricionista.
-
O ideal é adoçar com adoçante em vez de açucar
De fato não é recomendado adoçar sucos naturais com açúcar, mas o adoçante também não é uma boa escolha. O ideal mesmo é utilizar uma fruta de sua preferência para adicionar um sabor mais adocicado a bebida. Prefira frutas orgânicas e evite adicionar muitas frutas. Uma ótima escolha é utilizar o limão e uma fruta mais doce para dar um sabor mais agradável.
-
Os sucos verdes tem poucas calorias
A quantidade de calorias depende muito dos ingredientes utilizados. Os feitos com frutas mais doces normalmente possuem mais calorias devido a quantidade frutose, que também diminui a queima de gordura e ajuda a reter líquido. Por isso não é recomendado abusar das frutas nos sucos verdes se o seu objetivo é desinchar e perder medidas.
Receitas de suco verde
Tomar suco verde diariamente, apesar de muito nutritivo e saudável, pode ser um martírio para aqueles de paladar mais exigente. Por isso separamos 4 receitas diferentes para aqueles que preferem sabores mais leves porém igualmente nutritivos.
Dicas de preparação:
-
Lave bem os vegetais em água corrente. Se possível desinfete com limão diluído em água.
-
Procure informações sobre as frutas e legumes da época para garantir a qualidade da bebida
Suco I
-
1 folha de couve
-
1 fatia de melão
-
Suco de 1 limão
-
Folhas de hortelã
-
1 copo de água ou água de coco (natural)
-
Gelo
Suco II
-
Suco de 2 laranjas
-
1 folha de espinafre
-
Folhas de hortelã
-
1 pepino com casca
-
Gelo
Suco III
-
3 talos de aipo
-
1 cenoura
-
1 maçã
-
1 copo de água ou água de coco (natural)
-
Gelo
Suco IV
-
2 ramos de agrião
-
3 rodelas de abacaxi
-
Suco de 1 limão
-
1 copo de água ou água de coco (natural)
-
Gelo
Você pode utilizar o liquidificador para preparar os sucos ou uma centrífuga. Lembrando que quanto mais fibras melhor. Elas são mais saciedade e evitam que você exagere na próxima refeição. Experimente tomar o suco verde 30 minutos antes do café da manhã. Você ficará mais satisfeito e irá ingerir menos calorias na primeira refeição.
E então, o que achou das nossas receitas? Agora que você conhece melhor todos os benefícios dos sucos verdes fique a vontade para criar novas combinações e abusar na criatividade. Não deixe de compartilhar conosco sua experiência! E se você precisa de uma ajuda a mais para emagrecer não deixe de conhecer mais sobre os Programas de Emagrecimento da Clin. Neles você contará com o apoio de médicos, nutricionistas e psicólogos, além de tratamentos estéticos para acelerar os seus resultados. Peça sua avaliação gratuita e converse com um de nossos profissionais!
Deixe seu Comentário