Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Entenda qual é o seu tipo de pele

Entenda qual é o seu tipo de pele

Hoje em dia quase todos os produtos disponíveis no mercado possuem classificações diversas para cada característica da derme. É muito comum ver cosméticos que se dividem entre peles sensíveis, secas, oleosas e mistas.

Saber qual é o seu tipo de pele é imprescindível para aprimorar sua rotina de cuidados e manter a cútis bonita e hidratada.

No post de hoje vamos explicar quais as diferenças de cada tipo de pele e quais devem ser as rotinas de cuidados para cada uma delas. Confira:

Por que é importante descobrir qual seu tipo de pele?

Cada tipo de pele exige cuidados específicos. Não realizar uma rotina de cuidados adequada pode acabar agravando algum incômodo que você já possui em relação à sua cútis.

Por exemplo, lavar demais uma pele oleosa, apesar da aparente sensação de melhora, pode fazer com que seu rosto produza ainda mais sebo e aumente o número de cravos e espinhas.

Além disso, existem tratamentos e produtos que não são adequados para peles sensíveis, outros que podem trazer descamação para as peles secas. E por aí vai!

Principais tipo de pele

Pele Normal

A pele normal possui aspecto aveludado, aparência rosada e a hidratação equilibrada. Sua  aparência é saudável, e ela não é nem muito seca e nem muito oleosa.

A pele normal não possui poros aparentes, apresenta menor tendência ao aparecimento de manchas e tem uma textura lisa e suave.

Oleosa

A pele oleosa se caracteriza por sua alta produção de sebo. Ela tende a ser mais grossa, possui um aspecto brilhante, os poros são mais dilatados e com tendência a desenvolver cravos e espinhas.

A oleosidade da pele pode ser influenciada por fatores genéticos ou pode se desenvolver devido à mudanças hormonais, uso de medicamentos e alguns hábitos como: não remover a maquiagem corretamente, levar uma vida muito estressante e fazer uso de cosméticos que entopem os poros (chamados de comedogênicos).

Para saber como incrementar a sua rotina de cuidados, confira o nosso post sobre os principais cuidados com a pele oleosa.   

Seca

A pele seca é aquela que possui uma baixa produção de lipídeos e retenção de umidade. Ela apresenta uma sensação de aspereza e repuxamento, e possui uma aparência mais opaca.

Quando não tratada de forma adequada, pode gerar descamação, coceira, envelhecimento precoce e manchas.

É comum que algumas áreas do corpo apresentem maior tendência à ressecamento do que outras, mesmo para quem possui a pele do rosto oleosa, por exemplo. É o caso dos pés, mãos, cotovelos e joelhos. Essas regiões exigem um maior nível de hidratação e podem apresentar rachaduras e calosidades.  

Além de uma alimentação adequado e da ingestão de água em boa quantidade, é importante reforçar a hidratação com o uso de óleos e cremes mais encorpados.

Mista

A pele mista é aquela que apresenta características de dois tipos de pele. Normalmente, ela é oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e nas demais regiões é seca ou normal.

As suas diferenças exigem cuidados especiais para evitar excesso de oleosidade na zona T e ressecamento nas demais regiões, construindo um equilíbrio de toda a face.

Peles sensíveis

As peles sensíveis podem ser oleosas, secas ou normais. A sua característica principal é o fato de ser mais fina e frágil e estar mais suscetível à reação de fatores externos. Algumas pessoas já são mais propensas a ter pele sensível, outras adquirem como resultado de algum tratamento ou fase da vida.

Se irritam e ficam vermelhas com facilidade e não suportam todos os tipos de tratamento e cosméticos.

Como identificar o seu tipo de pele?

É importante consultar um dermatologista para lhe auxiliar a definir qual o seu tipo de pele e indicar os produtos mais adequados para tratá-la.

Alguns truques podem lhe ajudar a realizar uma identificação rápida. Observe o brilho, a maciez e os poros. Passar um lencinho de papel sobre o rosto também pode auxiliar a observar a quantidade de óleo presente na pele.

Espero que tenha gostado do nosso post! Agende uma avaliação gratuita com nossos profissionais para saber se esta é a melhor opção para você e sua pele. Vamos ficar muito felizes em te atender!

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita