Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Tire suas dúvidas sobre remoção de tatuagem

Tire suas dúvidas sobre remoção de tatuagem

Se você faz parte das inúmeras pessoas que já fizeram uma tatuagem e se arrependeram anos depois, não se preocupe. Graças ao avanço da tecnologia, hoje existem diferentes opções para apagar definitivamente qualquer desenho da pele, seja ele preto ou colorido. Mas ao falar em remoção de tatuagem sempre vem à tona inúmeras questões sobre a eficácia do procedimento. Será que remove completamente? Dói? Quanto tempo dura o tratamento. Essa e outras questões serão respondidas ao longo deste post.

Qual método é mais indicado para remoção de tatuagem?

Dentre os métodos presentes no mercado o mais conhecido e  procurado é o laser. As demais opções são a dermoabrasão e a cirurgia plástica. O laser sai na frente por ser mais eficaz, seguro e barato. Diferentes tipos de laser e outros métodos podem ser indicados dependendo do tamanho do desenho, idade, tipo de tinta e outros fatores que devem ser avaliados por um dermatologista. O importante é sempre consultar um profissional antes de realizar qualquer procedimento para apagar sua tatuagem.

aplicação-tatuagem

Como funcionam os métodos?

A tinta de tatuagem é composta por metais pesados. Ela é depositada na derme por meio de perfurações e naturalmente ocorre um processo de cicatrização. Nesse processo parte da tinta é eliminada pelos glóbulos brancos, mas não há energia suficiente para eliminação total das partículas de tinta por serem muito grandes. Ao disparar o laser sobre essas partículas elas se quebram e ficam menores, possibilitando o organismo eliminar o restante da tinta.

O processo parece simples, mas pode durar até 2 anos. O número de sessões e intensidade do laser varia de acordo com o tamanho e cores da tatuagem.

  • Remoção a dermoabrasão:

A técnica de dermoabrasão consiste basicamente em lixar a pele até que toda a camada pigmentada seja removida. Antes do procedimento é aplicada uma solução anestésica sobre a área. Para o lixamento é utilizada uma lixa cirúrgica acoplada a um aparelho dermoabrasivo. Essa técnica é muito pouco utilizada por ser extremamente agressiva, podendo deixar cicatrizes vulgares no local.

  • Cirurgia plástica:

A cirurgia é um método mais restrito, somente pode ser utilizado para remoção de tatuagens pequenas. O procedimento é semelhante a uma cirurgia tradicional, na qual a parte desenhada da pele é removida com um bisturi e o local é fechado com pontos.

  • Cremes de remoção:

Os cremes para remoção de tatuagens são de longe o método menos eficaz. Isso porque são substâncias de ação tópica e agem de modo bastante superficial, causando apenas um leve clareamento do desenho. Em determinados casos os resultado pode ser satisfatório, mas é pouco provável que a tatuagem seja removida por completo. Mesmo assim, é preciso cautela ao optar por este método. Cremes de remoção utilizados de forma incorreta podem causar queimaduras graves e apenas agravar a situação.

Dúvidas mais frequentes sobre remoção de tatuagem a laser

Como foi dito no início deste texto, a técnica mais utilizado para apagar tatuagem é o laser. Mas se trata de um método que ainda deixa dúvidas em quem pensa em investir para apagar desenhos antigos da pele. Veja algumas das perguntas mais recorrentes sobre o assunto:

  • O laser retira a tatuagem por completo?

Sim, é possível remover a tatuagem completamente com o método a laser. Mas isso pode levar um tempo considerável. O número de sessões pode passar de 15, dependendo do tipo de tinta, cor e tamanho da tatuagem. Tudo isso deve ser avaliado por um dermatologista.

  • E dói muito?

O laser age de forma bastante agressiva na pele pigmentada, por tanto pode causar uma dor mais intensa. Nas primeiras sessões pode doer mais, pois há maior quantidade de pigmento. A medida que a tatuagem ser torna mais clara a intensidade da dor diminui.

  • O procedimento deixa cicatrizes?

No início do tratamento podem surgir bolhas e inflamação na região. Para que a área não cicatrize mal, as recomendações do profissional devem ser seguidas corretamente, como não tomar sol na área e aplicar os medicamentos indicados para evitar complicações.

  • Pessoas com quelóide ou problemas de pele podem remover tatuagem?

Não é indicado. É preciso que um dermatologista avalie a condição do paciente para saber se a remoção a laser não trará mais complicações.

  • Posso tatuar em cima da tatuagem removida?

Sim, inclusive passar por algumas sessões de remoção para clarear a tatuagem é bastante indicado para quem deseja apenas cobrir um desenho. É necessário somente esperar que a pele se cicatrize completamente para fazer uma nova tatuagem.

  • Tatuagens coloridas demoram mais a ser removidas?

Quanto mais escuro for o pigmento mais facilidade o laser terá de atingir a partícula. Por isso tatuagens com cores mais claras como o amarelo, podem ser mais difícil de serem apagadas.

Qual é o laser utilizado para remover tatuagem?

Os lasers mais conhecidos para esse tipo d

apagar-tatuagem-colorida

e procedimento são o Laser Vektra, o Elektra e o Spectra. Todos contam com o mesmo tipo de tecnologia chamada de “Nd-YAG Q-Switched”. Eles emitem ondas de energia em pulsos rápidos que quebram partículas pigmentadas e podem ser utilizados para remover manchas e clarear axilas e virilhas. Outra tecnologia utilizada é a Luz Pulsada (LIP), com ação semelhante ao laser.

Agora que você já sanou suas dúvidas sobre remoção de tatuagem pode se sentir mais seguro para encarar um tratamento a laser. Lembrando que a consulta com um especialista não pode ser ignorada. Somente um profissional qualificado poderá garantir que os resultados sejam satisfatórios e que não haja nenhuma complicação.

A Clin oferece avaliação gratuita com médico especialista e também o tratamento para remoção de tatuagens a laser. Se você fez algum desenho na pele e se arrependeu, não deixe de agendar sua avaliação em uma de nossas unidades. Ficaremos felizes te ajudar.

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita