Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Tratamentos para estrias: qual escolher?

Tratamentos para estrias: qual escolher?

Muito comum entre as pessoas, as estrias são marcas avermelhadas ou brancas que surgem na pele que se assemelham a riscas ou listras. Apesar de não serem consideradas um problema  médico, afetando apenas a questão estética, as estrias são um dos principais motivos de procura por clínicas.

Felizmente já existem alguns tratamentos no mercado capazes de amenizar ou até mesmo eliminar, conforme o grau, as terríveis marquinhas. O post de hoje conta um pouco sobre os principais tratamentos para estrias e te ajuda a escolher o melhor. Confira!

o que sao estrias

O que são?

As estrias nada mais são que uma espécie de cicatriz que se forma na pele. Elas podem surgir nos mais diversos locais do corpo, mas os mais comuns são barriga, seios, pernas e nádegas.

As marcas aparecem quando há um estiramento da pele que faz com que haja uma inflamação. As fibras elásticas e colágenas, responsáveis pela firmeza e tonicidade da pele, se rompem e as estrias são formadas.

Esse estiramento, que é quando a pele estica, pode ser causado por diversos motivos. Por serem mais propensas à oscilações de peso durante todas a vida causada pela gravidez, crescimento dos seios durantes a puberdade e amamentação, retenção de líquido, etc, as mulheres costumam sofrer mais com as estrias.

No entanto, obesidade, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis, perda rápida de peso, colocação de próteses (aumento de mama, por exemplo) ou até mesmo o ganho de massa magra e músculos podem ser responsáveis pelas estrias.  

Elas podem ser encontradas de duas formas:

  • As mais avermelhadas, rosadas ou arroxeadas - São mais novas, dispostas linearmente e mais fáceis de tratar. Podem ficar em auto-relevo em relação à superfície da pele.

  • Estrias brancas - São mais antigas, em baixo relevo e o tratamento tende a ser mais complicado.

 

Portanto o melhor é iniciar qualquer tipo de tratamento assim que elas derem o primeiro sinal.

Tratamentos

Carboxiterapia

O tratamento de carboxiterapia consiste na aplicação de gás carbônico em diferentes camadas da pele. Para isso utiliza-se uma seringa acoplada a um aparelho que regula a vazão do gás de um cilíndro. A agulha é inserida na parte mais superficial da pele no local das marcas.

O gás carbônico atua dilatando os vasos sanguíneos estimulando a produção de colágeno, o que deixa a aparência da pele mais uniforme. As estrias ficam bem menos evidentes.

É possível que haja algum tipo de desconforto que varia conforme a sensibilidade do paciente, da área tratada e da pressão de entrada do gás. Porém nada que não seja suportável.

A carboxiterapia também é utilizada no tratamento de gordura localizada, celulite e olheiras.

Microagulhamento

Razoavelmente novo no mercado, o tratamento com microagulhamento é baseado na estimulação do colágeno e da elastina através de microperfurações na pele. O profissional de estética ou o dermatologista desliza um instrumento chamado DermaRoller pela pele e provoca micropunturas na área tratada.

Esse aparelhos consiste em um pequeno rolo descartável com microagulhas que variam de 0,5 a 2 mm de comprimento. As microfuros feitos pelo aparelho induzem um processo inflamatório que estimula a renovação celular.

As lesões começam a se recuperar logo após o procedimento e fazem com que a produção de colágeno seja super estimulada pelos 3 meses seguintes,  melhorando o aspecto da pele.

Não precisa se assustar com as agulhas e furos! Antes do procedimento é feita a aplicação de um anestésico tópico que evita que o paciente sinta dor durante a sessão.

É normal a pele tratada apresentar vermelhidão depois do procedimento, mas o aspecto tende a melhorar rápido, entre 24 e 48 horas. O número de sessões varia entre 3 e 7. Cada uma leva apenas 30 minutos e logo depois já é possível notar uma melhora no aspecto da pele.

O intervalo entre cada sessão é de 90 dias. O profissional responsável indica os cuidados que devem ser tomados durante o tratamento. As contraindicações são para grávidas, pessoas com tendência a formação de quelóide ou com infecção ativa no local da aplicação.

O tratamento também é indicado para cicatrizes de acne, rejuvenescimento (melhora o aspecto de finas no rosto) e calvície.

Laser Erbium Fracionado

A aplicação do Laser Erbium Fracionado é feita em tratamentos para regeneração da pele pois remove a camada superficial da pele e elimina células mortas,  estimulando a renovação.

Possui efeito semelhante ao conhecido Laser de CO2 Fracionado. A diferença entre as duas tecnologias é que o Laser de Erbium oferece menor risco na aplicação em peles de tonalidade mais escura e que apresentam maior sensibilidade.

O tratamento também é recomendado em tratamentos de rejuvenescimento, clareamento facial e cicatrizes de acne.

Mulheres gestantes ou que amamentando, pessoas com sensibilidade a luz ou que fazem tratamentos imunossupressores não devem realizar a aplicação do Laser Erbium Fracionado.

Peeling Físico

O peeling físico, assim como o químico,  é um procedimento estético que promove a remoção e renovação das camadas superficiais da pele.

Todo o processo se dá por uma esfoliação mais profunda que provoca a descamação da derme. Entre os tipos de peeling físico existem o peeling de cristal e o de diamante.

Uma ponteira é utilizada para que os cristais ou diamantes sejam liberados realizando a esfoliação mecânica da pele. As células mortas são eliminada, o que provoca a melhora do aspecto da área tratada.

O procedimento também é indicado para amenizar rugas finas, promover o clareamento da pele, e para o tratamento de cravos e foliculite. Também não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes.

creme para estrias

Cremes

Um dos tratamentos mais utilizados no combate às estrias é feito com cremes à base de ácidos. Retinoico, ácido glicólico ou vitamina C, etc. são os mais comuns e necessitam de indicação médica para serem aplicados. Essas substâncias favorecem a regeneração tecidual e a renovação da pele.

O efeito é mais garantido em estrias vermelhas, mas pode haver alguma melhora nas marcas brancas, mais antigas.

Geralmente o paciente aplica o produto à noite, antes de dormir, e retira ao acordar. Deve-se evitar a exposição ao sol da área tratada durante o tratamento.

Esse foi o nosso post de hoje. Explicamos um pouco sobre os principais e mais eficientes tratamentos para estrias para que você possa escolher o melhor no seu caso. É importante lembrar que essa escolha também deve ser feita junto a um médico dermatologista, só ele saberá dizer se existe alguma contraindicação.

A ClinEscultural oferece avaliação gratuita para todos os tratamentos. Marque a sua na unidade mais próxima! Qualquer dúvida entre em contato com a gente. Até a próxima! =)

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita