Dicas de Saúde

Assine as nossas
Dicas de Saúde e Beleza!

Veja outros Posts

Tudo sobre preenchimento facial

Tudo sobre preenchimento facial

Perda de elasticidade, bigode chinês, marcas e rugas de expressão, pés de galinha, olhos “fundos” e cansados. Todos esses são problemas estéticos que colocam medo e incomodam milhares de pessoas. Com o passar dos anos a pele vai naturalmente perdendo a elasticidade, a sustentação do tecido conjuntivo e a capacidade de manter e reter a hidratação, o que causa o envelhecimento.

Alguns hábitos de vida, tais como fumar, estresse, exposição prolongada e sem proteção ao sol, consumir bebidas alcoólicas em excesso, não ingerir água o suficiente, não ter boas noites de sono, etc., ainda favorecem que esse processo se inicie mais cedo. É o que conhecemos como envelhecimento precoce.

No entanto um  tratamento simples pode ser feito para retardar os danos do envelhecimento e manter a aparência jovial da pele do rosto. O preenchimento facial é um dos procedimentos mais indicados e eficazes para combater os efeitos do tempo. Como o nome já diz, ele age preenchendo rugas, depressões e sulcos, devolvendo o volume e melhorando o contorno facial.

O post de hoje explica tudo que você precisa saber sobre o preenchimento facial e tira todas as suas dúvidas.

aplicacao preenchimento facial

Como é feito?

Primeiro o médico responsável faz uma avaliação para esclarecer qualquer dúvida e poder determinar todos os detalhes do procedimento. Antes da aplicação um anestésico tópico é aplicado para reduzir a sensibilidade das regiões. Em seguida, o material é injetado em diferentes camadas da pele de acordo com a substância definida. O processo todo leva de 20 a 40 minutos dependendo do tipo de aplicação.

3 tipos de preenchimento

A técnica consiste em injetar substâncias orgânicas ou inorgânicas na derme. Mas antes, saiba que existem 3 tipos diferentes de preenchimento facial.

O primeiro e mais comum é feito com ácido hialurônico. Essa é uma substância presente naturalmente na nossa pele. Porém com o tempo ela sua produção é reduzida, assim como as fibras de colágeno, o que causa as rugas e sulcos na face. Ao injetar o ácido na região tratada, na camada mais superficial da derme, ele preenche o volume perdido e melhora o aspecto do local.

O segundo tipo é feito com a aplicação de polimetilmetaacrilato (PMMA). O PMMA é uma substância sintética que após injetada nas camadas mais profundas da pele, induz uma reação micro-inflamatória que estimula a formação de um tecido ao redor do material, preenchendo a região tratada.

O preenchimento facial também pode ser feito com indutores de colágeno. São substâncias que estimulam o organismo a produzir novas fibras de colágeno na região melhorando a flacidez facial, rugas e linhas de expressão. Existem 2 tipos:

  • Sculptra (Ácido polilático)

  • Radiesse (Hidroxiapatita de cálcio)

Esse último tipo é mais indicado para rugas mais profundas, sulcos, “bigode-chinês' e depressões ao redor dos lábios.

Duração

Os efeitos são imediatos. As áreas tratadas recuperam volume de maneira instantânea.

A duração e os efeitos dos resultados dependem do tipo de preenchimento feito. O tratamento com ácido hialurônico tem duração média de 9 a 18 meses, já o PMMA tem duração bem mais longa, pois não é reabsorvível pelo organismo

Vantagens

Apesar do procedimento não substituir uma cirurgia plástica, ele oferece várias vantagens em relação à uma intervenção cirúrgica, começando pelo fato de não ser tão invasivo, necessitando de uma anestesia bem leve. Após a aplicação não é necessário esperar a recuperação anestésica do paciente, o que pode demorar. A pessoa já é liberada quase que imediatamente.

Outras duas vantagens são que o custo é bem menor do que o de uma cirurgia estética e caso o paciente não fique satisfeito com os resultados, a duração não é definitiva (principalmente no caso do ácido hialurônico) e os efeitos podem ser revertidos.

Recomendações

O preenchimento facial é tão pouco invasivo que nem é preciso se afastar das atividades normais do dia a dia. As únicas recomendações são usar filtro solar e evitar a exposição ao sol, principalmente se houver hematoma, e evitar a prática de atividades físicas mais intensas no dia em que o procedimento for realizado.

contra indicacoes preenchimento facial

Efeitos e contra-indicações

O procedimento de preenchimento facial pode causar um leve incomodo na aplicação dependendo da sensibilidade do local e do paciente, podendo surgir pequenos hematomas, vermelhidão e inchaços. No entanto, esses efeitos passam rápido e podem ser amenizados e resolvidos com a aplicação de compressas frias.

Normalmente não existem contra-indicações para o tratamento, mas o ideal é realizar uma avaliação com um médico dermatologista antes mesmo de escolher pelo preenchimento facial.

Mas algumas pessoas precisam ficar atentas. Pessoas portadoras de doenças autoimunes em atividade ou imunossupressoras, mulheres grávidas ou lactantes devem alertar o médico avaliador sobre essas condições.

Algumas pessoas podem apresentar alguma reação alérgica às substâncias usadas no tratamento. O preenchimento feito com o ácido hialurônico é o menos provável a causar alergias, já que a substância é naturalmente presente no nosso organismo, o que diminui a possibilidade de rejeição.

Não existe restrição de idade para o tratamento, mas geralmente ele é mais procurado por pessoas a partir de 25 anos, quando os primeiros sinais do envelhecimento podem começar a aparecer.

A ClinEscultural oferece avaliação gratuita, agende a sua na unidade mais próxima e se prepare para ficar mais jovem! Se precisar entrar em contato com a gente para esclarecer qualquer dúvida, ficaremos muito felizes em poder ajudar. Até a próxima!

 

Deixe seu Comentário

Confira nossos tratamentos

Fique por dentro de nossos tratamentos de Emagrecimento, Estética Corporal, Estética Facial e Depilação a Laser! 

Tecnologia de Ponta

Conheça todas as nossas tecnologias!

Você também pode se interessar

Avaliação gratuita

Avaliação gratuita